Gustavo Maciel, do Bondinho Pão de Açúcar: “Segurança é um valor inegociável”

Continua depois da publicidade

Indiscutivelmente, o principal cartão-postal do Rio de Janeiro é o Parque Bondinho Pão de Açúcar, formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar. Embora tenha vários rivais no Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana e Ipanema e o próprio Maracanã, o Pão de Açúcar recebe 1 milhão de pessoas por ano e é unanimidade: todo mundo quer conhecê-lo. Pela quarta vez o bondinho Pão de Açúcar encabeça a lista do atrativo mais amado do Rio, no prêmio Veja Rio. O DIÁRIO conversou Gustavo Maciel, gerente geral do Parque, confira:

DIÁRIO – Como um atrativo turístico consegue sobreviver por tanto tempo?

GUSTAVO MACIEL:  O Parque Bondinho Pão de Açúcar está sempre apresentando novidades para que cariocas e turistas desfrutem sempre de uma experiência inesquecível, além de poderem apreciar uma das paisagens mais lindas do mundo.

Veja também as mais lidas do DT

Já recebemos aproximadamente 50 milhões de visitantes em 111 anos de história. E as visitas seguem frequentes porque o Parque Bondinho vive se reinventando, além de manter diversos projetos que preservam a natureza do local. A chegada à Praia Vermelha, no bairro da Urca, já é impactante e deslumbrante; o passeio de bondinho emociona; na chegada ao Morro da Urca as pessoas podem visitar os antigos teleféricos e duas esculturas na cor bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles; há diversas opções gastronômicas tanto no Morro da Urca, como no Pão de Açúcar; além de atividades diversas itinerantes: música ao vivo, recreações infantis, DJ se apresentando no pôr do sol, shows no Anfiteatro, entre muitas outras opções. O conjunto de variadas atrações tornam a experiência inesquecível.

Pão de Açúcar
O bondinho do Pão de Açúcar (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

DIÁRIO – Um fato (ou vários) que aconteceu no Parque Bondinho Pão de Açúcar que mexeu com suas emoções…

GUSTAVO MACIEL: Nos enchemos de orgulho do legado que construímos nesses 111 anos, e seguimos nos comovendo em diversos momentos. Afinal, recebemos e encantamos mais de 1 milhão de pessoas por ano, além de sermos um dos parques mais visitados, também somos o terceiro teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. Não é emocionante fazer parte dessa história?

Um dos projetos que mexe muito com as minhas emoções, e com as de vários colaboradores, é o Educa Bondinho, que é promovido pela empresa há mais de 30 anos, e é o maior programa de educação ambiental em atrações turísticas do Rio de Janeiro. A ação promove visitas escolares dentro do Parque com o objetivo de estimular a sensibilização ambiental de crianças e adolescentes, com informações sobre as paisagens cariocas e os vários aspectos da fauna e flora da Mata Atlântica. Desde 2015 o Educa Bondinho já recebeu mais de 60.000 participantes, entre alunos, professores e acompanhantes.

DIÁRIO – Quais os últimos investimentos, especialmente em questões de segurança, que foram implantados no parque?

GUSTAVO MACIEL: Um dos valores inegociáveis do Parque Bondinho é o quesito segurança, que sempre foi fundamental para seguirmos com o propósito de inspirar felicidade em todos que se conectam conosco. São feitos treinamentos constantes com todos os times, não somente a área operacional, mas também as áreas administrativas.

Constantemente proativamos iniciativas de conscientização para prevenção, saúde e segurança do trabalho. Outra ação que costumamos implementar é o treinamento e a reciclagem da Brigada Voluntária de Incêndio, que aborda desde a parte prática até a atenção aos estados emocionais, ponto fundamental no momento de conduzir uma situação de crise.

Além de treinamentos de noções básicas de combate a incêndio e primeiros socorros para ter conhecimento sobre os equipamentos que o Parque possui e estar apto a ajudar as pessoas da melhor forma.

Nos cabos dos bondes, por exemplo, são feitas manutenções diárias que duram cerca de quatro horas, e estão dentro do plano de controle de manutenção. E sempre que a atividade exige, os colaboradores trabalham utilizando os equipamentos de proteção individual.

Embarque para a Urca (Crédito: Paulo Atzingen)

DIÁRIO – Quais as ações do parque para facilitar o acesso de turistas de todos os nívels e, também o acesso do carioca?

GUSTAVO MACIEL: O Parque Bondinho costuma fazer promoções no decorrer do ano por meio de campanhas sazonais em que os bilhetes diminuem de valor. Ainda disponibilizamos o Bilhete Carioca Maravilha, que oferece 56% de desconto para moradores e nascidos no Rio e Grande Rio, e meia entrada para estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, nossos visitantes ainda podem parcelar o valor de seus bilhetes em até 6X sem juros no nosso site. Nosso objetivo é tornar o Parque cada vez mais acessível, fazendo com que todas as pessoas possam viver uma experiência completa e inesquecível conosco.

Afinal, oferecemos uma programação de atividades que vai muito além da vista e que valorizam, acima de tudo, a experiência do visitante, oferecendo atividades para crianças, música para todos os gostos e algumas atrações sazonais que celebram a cultura brasileira e carioca, tais como: Carnaval, Festa Junina e festivais gastronômicos diversos, entre outros.

O Parque Bondinho® possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com elevadores, plano inclinado e rampas de acesso, e é adequado a todas as idades.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade