Indiscutivelmente, o principal cartão-postal do Rio de Janeiro é o Parque Bondinho Pão de Açúcar, formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar. Embora tenha vários rivais no Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana e Ipanema e o próprio Maracanã, o Pão de Açúcar recebe 1 milhão de pessoas por ano e é unanimidade: todo mundo quer conhecê-lo. Pela quarta vez o bondinho Pão de Açúcar encabeça a lista do atrativo mais amado do Rio, no prêmio Veja Rio. O DIÁRIO conversou Gustavo Maciel, gerente geral do Parque, confira:
DIÁRIO – Como um atrativo turístico consegue sobreviver por tanto tempo?
GUSTAVO MACIEL: O Parque Bondinho Pão de Açúcar está sempre apresentando novidades para que cariocas e turistas desfrutem sempre de uma experiência inesquecível, além de poderem apreciar uma das paisagens mais lindas do mundo.
Já recebemos aproximadamente 50 milhões de visitantes em 111 anos de história. E as visitas seguem frequentes porque o Parque Bondinho vive se reinventando, além de manter diversos projetos que preservam a natureza do local. A chegada à Praia Vermelha, no bairro da Urca, já é impactante e deslumbrante; o passeio de bondinho emociona; na chegada ao Morro da Urca as pessoas podem visitar os antigos teleféricos e duas esculturas na cor bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles; há diversas opções gastronômicas tanto no Morro da Urca, como no Pão de Açúcar; além de atividades diversas itinerantes: música ao vivo, recreações infantis, DJ se apresentando no pôr do sol, shows no Anfiteatro, entre muitas outras opções. O conjunto de variadas atrações tornam a experiência inesquecível.

DIÁRIO – Um fato (ou vários) que aconteceu no Parque Bondinho Pão de Açúcar que mexeu com suas emoções…
GUSTAVO MACIEL: Nos enchemos de orgulho do legado que construímos nesses 111 anos, e seguimos nos comovendo em diversos momentos. Afinal, recebemos e encantamos mais de 1 milhão de pessoas por ano, além de sermos um dos parques mais visitados, também somos o terceiro teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. Não é emocionante fazer parte dessa história?
Um dos projetos que mexe muito com as minhas emoções, e com as de vários colaboradores, é o Educa Bondinho, que é promovido pela empresa há mais de 30 anos, e é o maior programa de educação ambiental em atrações turísticas do Rio de Janeiro. A ação promove visitas escolares dentro do Parque com o objetivo de estimular a sensibilização ambiental de crianças e adolescentes, com informações sobre as paisagens cariocas e os vários aspectos da fauna e flora da Mata Atlântica. Desde 2015 o Educa Bondinho já recebeu mais de 60.000 participantes, entre alunos, professores e acompanhantes.
DIÁRIO – Quais os últimos investimentos, especialmente em questões de segurança, que foram implantados no parque?
GUSTAVO MACIEL: Um dos valores inegociáveis do Parque Bondinho é o quesito segurança, que sempre foi fundamental para seguirmos com o propósito de inspirar felicidade em todos que se conectam conosco. São feitos treinamentos constantes com todos os times, não somente a área operacional, mas também as áreas administrativas.
Constantemente proativamos iniciativas de conscientização para prevenção, saúde e segurança do trabalho. Outra ação que costumamos implementar é o treinamento e a reciclagem da Brigada Voluntária de Incêndio, que aborda desde a parte prática até a atenção aos estados emocionais, ponto fundamental no momento de conduzir uma situação de crise.
Além de treinamentos de noções básicas de combate a incêndio e primeiros socorros para ter conhecimento sobre os equipamentos que o Parque possui e estar apto a ajudar as pessoas da melhor forma.
Nos cabos dos bondes, por exemplo, são feitas manutenções diárias que duram cerca de quatro horas, e estão dentro do plano de controle de manutenção. E sempre que a atividade exige, os colaboradores trabalham utilizando os equipamentos de proteção individual.

DIÁRIO – Quais as ações do parque para facilitar o acesso de turistas de todos os nívels e, também o acesso do carioca?
GUSTAVO MACIEL: O Parque Bondinho costuma fazer promoções no decorrer do ano por meio de campanhas sazonais em que os bilhetes diminuem de valor. Ainda disponibilizamos o Bilhete Carioca Maravilha, que oferece 56% de desconto para moradores e nascidos no Rio e Grande Rio, e meia entrada para estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, nossos visitantes ainda podem parcelar o valor de seus bilhetes em até 6X sem juros no nosso site. Nosso objetivo é tornar o Parque cada vez mais acessível, fazendo com que todas as pessoas possam viver uma experiência completa e inesquecível conosco.
Afinal, oferecemos uma programação de atividades que vai muito além da vista e que valorizam, acima de tudo, a experiência do visitante, oferecendo atividades para crianças, música para todos os gostos e algumas atrações sazonais que celebram a cultura brasileira e carioca, tais como: Carnaval, Festa Junina e festivais gastronômicos diversos, entre outros.
O Parque Bondinho® possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com elevadores, plano inclinado e rampas de acesso, e é adequado a todas as idades.