Em parceria com a Bioconverter, hotéis da rede Accor realizam processo de biodigestão dos resíduos alimentares
EDIÇÃO DO DT com agências
A Accor em parceria com a empresa de tecnologia, Bioconverter, reduziu nos últimos meses mais de 88 toneladas de resíduos alimentares que seriam destinados a aterros sanitários ou operações de compostagem. Isso foi possível com a utilização de máquinas que processam 100% dos resíduos orgânicos, eliminando totalmente a cadeia logística da compostagem e reduzindo as emissões de carbono.
Veja também as mais lidas do DT
Nove hotéis da rede no Brasil já fazem uso desta tecnologia, sendo eles: Pullman Vila Olímpia, Grand Mercure Vila Olímpia, Pullman Ibirapuera, Pullman Guarulhos, Grand Mercure Ibirapuera, Grand Mercure Recife Boa Viagem, Novotel Center Norte, ibis Aeroporto Recife e ibis Morumbi. Os resíduos de alimentos são coletados e separados pelas equipes dos bares e restaurantes dos hotéis.
Posteriormente, são processados pela Bioconverter, que combina processos mecânicos com o uso de microrganismos, naturalmente encontrados em nosso meio ambiente, para realizar a digestão acelerada dos resíduos alimentares transformando-os em um efluente rico em nutrientes que pode ser descartado com segurança diretamente na rede de esgotos, caixa de gordura ou estação de tratamento de efluentes.
Ronei Borba, Gerente geral dos hotéis Pullman Vila Olímpia e Grand Mercure Vila Olímpia, destaca a importância de sensibilizar e capacitar as equipes envolvidas em todo o ciclo dos resíduos orgânicos para conquistar melhores resultados. “O processo de treinamento dos nossos colaboradores foi fundamental para termos uma separação correta dos resíduos em nossas operações e com isso, fazer a destinação na máquina Bioconverter. Formamos uma equipe consciente e orgulhosa pelo trabalho que faz, levando estes ensinamentos e essa cultura para além dos limites do hotel, impactando também suas famílias e amigos”.
“Os benefícios dessa iniciativa são visíveis em nosso dia a dia com menos acúmulo de lixo nas câmaras frias, mantendo as áreas mais limpas e favorecendo diretamente no controle de pragas”, finaliza Borba.
A Bioconverter acelera a decomposição da matéria orgânica através de biotecnologia, processos e tecnologia da informação com uso de um Composto Biológico aprovado pela ANVISA, e pelo seu mecanismo que opera de forma inodora e silenciosa.
Carla Strafacci, Diretora de Marketing da Bioconverter fala sobre a importância da parceria com a Accor. “A Bioconverter se trata de uma tecnologia rápida, segura e limpa para gerenciar e descartar os resíduos alimentares e ainda gerar relatórios de operação e sustentabilidade para que as empresas parceiras tenham na palma das mãos o controle de seus descartes. Mais do que apenas um discurso, a Accor tem se preocupado com o impacto de suas operações implementando ações voltadas à sustentabilidade, como a instalação do Bioconverter em diversos hotéis da rede, ação que já vem apresentando resultados significativos para o meio ambiente com engajamento total de cada unidade. Gostaríamos de parabenizar a rede Accor pelo comprometimento com suas operações e com o meio ambiente”, finaliza.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre os impactos positivos na iniciativa alinhados a estratégia da Accor para redução das emissões de carbono. “Na Accor queremos ir além e estar na vanguarda de iniciativas inovadoras para reduzir a pegada de carbono das nossas operações e adotar práticas sustentáveis. Com o uso dessa tecnologia em nossos hotéis, reduzimos significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. No período de janeiro de 2023 a maio de 2024, eliminamos a emissão equivalente a mais de 140 toneladas de CO²”.
Iniciativas como essa contribuem para o compromisso da Accor em alcançar a neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas ambientalmente responsáveis em todas as suas operações. Além disso, buscamos engajar e sensibilizar nossas equipes sobre suas responsabilidades diretas e os impactos gerados pelo setor hoteleiro no meio ambiente de forma a sempre inovar e propor alternativas para minimizá-las.