A fim de estreitar as relações e de fidelizar os clientes, algumas redes oferecem descontos de até 56% para o hóspede que apresente o comprovante de alguma competição da qual participará durante o fim de semana da estadia. As competições esportivas amadoras se transformaram em um nicho de mercado que começa a ser explorado pelo setor.
A popularização das corridas de rua responde, em grande parte, pela multiplicação de viajantes esportistas. Só em 2014, uma organizadora desse tipo de competição contabilizou mais de 100 mil corredores inscritos. Foram 23 disputas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, somente desta empresa. De acordo com a organizadora, as corridas femininas são as maiores, com até sete mil mulheres em um único evento.
Rachell Bigi, gerente de vendas de um hotel em São Paulo, afirma que a empresa passou a oferecer descontos nas diárias de atletas após notar que havia uma grande demanda de reservas de atletas que participam de algum campeonato. Apesar de não ter impactado o faturamento do hotel, o benefício aos esportistas, de acordo com a executiva, visa estreitar o relacionamento com os clientes. “Atendemos diversos públicos com necessidades distintas. Acreditamos que essa iniciativa seja um diferencial”, diz.
Veja também as mais lidas do DT
Estudos do Ministério do Turismo apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades como o estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, a diminuição dos efeitos da sazonalidade em algumas localidades turísticas e a comercialização de produtos e serviços agregados entre outros.
MVB