A cidade do Rio de Janeiro terá uma agenda cheia que promete movimentar a hotelaria carioca em 2022.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Maratona do Rio, Rock in Rio e Esperança Rio, entre outros, foram os eventos apresentados na manhã desta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, durante a primeira reunião do Fórum Comercial do HotéisRIO este ano, no hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Esteve presente também a nova subsecretária de Eventos, Ana Ribeiro, considerada como uma grande escolha pela hotelaria, que começou seu primeiro dia nessa importante pasta conhecendo as demandas do setor de hotéis e eventos.
Veja também as mais lidas do DT
Maratona do Rio
A Maratona do Rio, que acontecerá de 18 a 19 de junho, deverá trazer cerca de 35 mil atletas (sendo 59% homens, 41% mulheres). Durante o evento, a rede hoteleira chega a atingir mais de 90% de ocupação. De acordo com o vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, o evento tem grande importância para o setor hoteleiro: “É um marco significativo do calendário de eventos e traz muito retorno em termos de diárias e ocupação. O setor hoteleiro precisa reconhecer e valorizar a importância deste evento, que movimenta milhares de pessoas”.
Esperança Rio
Junho, considerado baixa temporada e um dos piores meses do ano em desempenho de ocupação, deve ser também um mês movimentado. No dia 11 será realizado o Esperança Rio, maior mobilização evangelística do Rio de Janeiro. O evento trará representantes de cerca de 40 mil igrejas evangélicas à cidade. Ao todo são esperadas 200 mil pessoas na praia de Copacabana, que verá apresentações em um palco montado em frente ao Copacabana Palace. Aproximadamente 85% do público tem origem no Estado do Rio de Janeiro, que reúne mais de 4 milhões de evangélicos, público-alvo do evento.
Rock in Rio
Já o festival Rock in Rio fará a alegria dos amantes de música nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro com mais de sete palcos no Parque Olímpico. Mais da metade do público é de fora da capital fluminense, o que explica o sucesso do evento para a hotelaria. Para ser um hotel oficial do festival o hotel precisa oferecer como contrapartida: bloqueio de no mínimo 50 quartos por dia de evento e em dias adicionais de vésperas e intervalos (de 1 a 12 de setembro), adesão ao pacote de ativações da marca do Rock in Rio e comissão sobre as reservas, interface que este ano será operacionalizada pela operadora CVC. Os hotéis parceiros terão presença na plataforma de hotéis oficiais e nas comunicações do Rock in Rio. Aproximadamente 9,2 milhões de pessoas já participaram do evento, que já teve 1.778 atrações musicais, mais de 1.400 horas de músic, e investimentos de US$ 602 milhões investidos na marca. O impacto econômico na cidade foi estimado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em R$ 1,4 bilhão (2017).
Calendário comercial
Na reunião foi apresentado o calendário comercial para 2022. O presidente do Fórum Comercial, José Domingo Bouzon, reforçou a importância dos hotéis prestigiarem iniciativas de promoção do estado promovidas pelo Governo do Estado e Setur RJ, que incluem feiras nacionais e internacionais. Para este ano está prevista também a realização do roadshow “O Rio é de Vocês”, com o intuito de aproximar a hotelaria carioca do trade turístico e público final dos principais mercados emissores.