Hotel das Cataratas celebra o Dia Internacional da Onça Pintada

Continua depois da publicidade

Belmond Hotel receberá a artista visual Cleise Vidal em homenagem ao Dia Internacional da Onça Pintada

No próximo dia 29 de novembro, o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, celebra o Dia Internacional da Onça Pintada, uma data dedicada à conscientização e proteção destes felinos. Para marcar a ocasião, o hotel terá a honra de receber a artista visual Cleise Vidal, responsável pela criação de uma arte exclusiva em homenagem à onça pintada. A obra, que captura a beleza desse animal símbolo da biodiversidade brasileira, foi transformada em uma arte vibrante que agora estampa as vans exclusivas do hotel, que circulam pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Compromisso ambiental

Localizado em uma deslumbrante reserva florestal de 185 mil hectares, o Parque Nacional do Iguaçu abriga uma biodiversidade única, com uma rica variedade de espécies da fauna e flora brasileiras, destacando-se a onça pintada, espécie em risco de extinção. Desde 2007, sob a gestão do grupo Belmond, o Hotel das Cataratas tem desempenhado um papel crucial na promoção de Foz do Iguaçu, consolidando a cidade como um destino turístico de relevância tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Veja também as mais lidas do DT

Além de proporcionar uma experiência excepcional, o hotel também se dedica à preservação ambiental, com especial atenção à proteção dos animais nativos da região. Desde a chegada do grupo, o hotel investiu cerca de 9 milhões de reais no Parque Nacional do Iguaçu, com uma parte significativa destinada ao Projeto Onças do Iguaçu.

“O Parque Nacional do Iguaçu abriga uma das mais importantes populações das onças-pintadas da Mata Atlântica. Essa data é muito importante para sensibilizar as pessoas com relação à conservação das onças-pintadas e para a importância de contribuir para a conservação desses felinos incríveis”, afirma Yara, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu.

Novidades no Parque Nacional do Iguaçu

Até o final deste ano, o Parque Nacional do Iguaçu contará com três estampas inéditas e exclusivas nas vans, criadas pela artista Cleise Vidal. Designer e realizadora cultural, Cleise é conhecida por seu estilo fluido e pelas inspirações que refletem suas experiências em viagens entre o Paraguai, Brasil e Indonésia, onde morou por sete anos.

Para ela, a arte é uma poderosa ferramenta de cura, capaz de conectar a sociedade com a natureza. Em sintonia com o Dia Internacional da Onça, Cleise desenvolveu estampas que evocam a essência do ambiente natural, utilizando tons terrosos, tucanos, elementos tropicais, cores vivas, pássaros e referências às águas das Cataratas. Suas criações foram cuidadosamente desenhadas e estampadas nas vans, promovendo uma forte conexão entre arte, natureza e conservação.

Ações em apoio à preservação da onça pintada

Em celebração ao Dia Internacional da Onça Pintada, o Hotel das Cataratas vai promover um coquetel especial no dia 29 de novembro, em parceria com o Projeto Onças do Iguaçu. Durante o evento, Cleise Vidal realizará uma pintura ao vivo, criando uma obra exclusiva que será doada ao projeto. A arrecadação obtida com a venda da obra vai ser integralmente destinada às iniciativas de conservação e proteção da onça pintada na região, contribuindo para a preservação dessa espécie ameaçada de extinção.

Além disso, o hotel realizará outras ações para apoiar o projeto. Neste final de semana, a caipirinha Onça Pintada, disponível no menu de drinques do hotel, terá 100% do lucro revertido para o Projeto Onças do Iguaçu. Outro destaque será o mascote Avati, uma onça de pelúcia (o nome significa “ser encantado” em Tupi-Guarani), disponível na boutique do hotel. Parte da renda obtida com as vendas será destinada à causa.

Para presentear os pequenos hóspedes, o hotel adquiriu amigurumis produzidos pelas “Crocheteiras da Onça”, uma iniciativa que empodera mulheres da comunidade do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Além de serem lembranças especiais, os amigurumis ajudam a aumentar a conscientização sobre a importância da preservação das onças pintadas.

Junte-se a nós na proteção das onças-pintadas! Contribua com o Projeto Onças do Iguaçu e faça a diferença. Acesse: Link e ajude a preservar esses felinos.

Cleise Vidal - Foto: divulgação Belmond Hotel
Cleise Vidal – Foto: divulgação 

Sobre Cleise Vidal

Cleise Vidal (Foz do Iguaçu/PR, 1982) é artista visual, designer e realizadora cultural. Seu trabalho, marcado por um traço fluido, reflete as cores e memórias de suas experiências no Paraguai, Brasil e Indonésia, explorando temas como o feminino e a natureza. Graduada em Design Gráfico pela Unicenp, em Curitiba, e com experiência em Bali, retornou a Foz do Iguaçu em 2017. Desde então, tem se dedicado a ampliar os espaços de circulação da arte local, realizando exposições e colaborando com agentes culturais.

Em 2022, teve três exposições individuais no Paraná e participou de diversos projetos culturais. Atualmente, é membro do coletivo Artérias e co-idealizadora do Foguete, um impresso de arte e cultura. Em 2021, foi premiada com o prêmio Trajetórias Culturais da Lei Aldir Blanc. Cleise vive e trabalha em um ateliê próximo aos rios da região, onde frequentemente é visitada por tucanos e outros animais da mata.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade