Hotel Jaraguá comemora 70 anos com novo nome: Nacional Inn Jaraguá São Paulo

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O que há em comum entre a Miss Brasil, Martha Rocha, o primeiro homem que viu a Terra do Espaço, Yuri Gagarin e o pop star Mick Jagger? A resposta é simples: Todos se hospedaram no hotel Jaraguá, no centro de São Paulo, o mesmo que desde 1º de julho tem novo nome, Nacional Inn Jaraguá São Paulo.

Por Paulo Atzingen*


Evidente que essas lendas se hospedaram no passado, entre as décadas de 50 e 70, período em que o hotel alcançou o ápice do glamour e de importância no ecossistema econômico e cultural de São Paulo, mas o endereço ainda mantém preservado seu charme.

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Com a compra do hotel pela rede Nacional Inn os desafios são grandes para manter em dia não só o patrimônio histórico do prédio, mas a máquina de eventos corporativos e sociais que o hotel se transformou por sua localização privilegiada, serviços e estrutura. São 25 salas multiuso para eventos e um auditório/teatro para até 280 pessoas. Sem falar nos dois restaurantes e nos 415 apartamentos distribuídos em seus 26 andares.

O Nacional Inn Jaraguá São Paulo tem em sua fachada o mural do modernista Di Cavalcanti – que cristaliza a função da imprensa na sociedade

Não muda muita coisa

É evidente que uma compra como esta requer um plano estratégico de mudança de bandeira, padrão de serviços e assinatura autoral.  Com essas e mais algumas dúvidas cheguei ao icônico hotel e fui recebido pelo diretor de Marketing do grupo Nacional Inn, Ricardo Aly.

Ricardo Aly, diante do Mural de Di Cavalcanti (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

“Não tem por que mudar muita coisa. Os KPIs, (Key Performance Indicators) que tratam da avaliação do hóspede vinham funcionando muito bem. Seguimos aqui a cultura de preservar o patrimônio e os colaboradores”, foi essa a resposta de Aly, quando indaguei sobre se haveria contratação de pessoal ou mudanças estruturais no hotel Jaraguá. Aly reforçava a ideia que eu tinha: o hotel sempre foi uma joia rara quando pertencia ao grupo Sol Invest e a seu próprio dono, o ex-governador Orestes Quércia. Em 2005, passou a ser administrado pela rede Accor, doutora em administração hoteleira.

Para Ricardo, a compra do hotel simboliza o encontro da brasilidade, característica de sua rede genuinamente nacional, com a arte. “Adquirimos uma obra de arte, um produto histórico e tombado pelo patrimônio. Ele é emblemático por seu valor cultural e casa com a identidade brasileira que o Nacional Inn possui”, disse-me.
Nacional Inn Jaraguá
Nacional Inn Jaraguá São Paulo mantém suas linhas originais

Linhas Originais

Sem revelar os valores do negócio, Aly me fala que o que importa é daqui para a frente. “Temos um sistema de reserva em pleno funcionamento, um teatro icônico e dois restaurantes que mais do que complemento do hotel, atraem indiscutivelmente um grande público consumidor. Estamos em uma localização privilegiada, com fácil acesso às vias expressas 9 de julho e 23 de maio”, enumera.

O Hotel Jaraguá foi inaugurado em 1954 como parte das comemorações do quarto Centenário da cidade. Inicialmente, o edifício funcionava como sede do jornal O Estado de São Paulo e da rádio Eldorado. Ao completar 70 anos, mantém suas linhas originais. Visitei também o relógio no topo do hotel e de lá pude ver a máquina de São Paulo funcionando, precisa e a topo vapor.

Do topo também se avista a Biblioteca Pública Mário de Andrade
Visitei o topo do edifício e lá vi a máquina do tempo funcionando a todo vapor
Nacional Inn Jaraguá São Paulo
Uma das suítes do hotel

Empatia

Sobre o perfil do hóspede, o Nacional Inn Jaraguá São Paulo reflete o perfil do visitante que vem a São Paulo: plural. São, segundo Ricardo, hóspedes executivos que participam de eventos no próprio hotel, que se misturam a famílias que vêm curtir a vida cultural da metrópole. São casais, são hóspedes individuais, são grupos de amigos de todas as idades. “Essa pluralidade reflete também o conceito de arquitetura do hotel. Há uma interação do moderno, sem alterar o estilo clássico do Jaraguá, o que cria empatia a todas as faixas etárias”, reforça.

São 25 salas multiuso para eventos e um auditório/teatro para até 280 pessoas
Nacional Inn Jaraguá
A visita ao hotel tivemos a companhia do supervisor de Qualidade, Vinícius Godoy

Pacto

Com cinco hotéis da rede em São Paulo, indiscutivelmente o Nacional Inn Jaraguá passa a ser o diadema de uma coroa. Não é pouco, afinal ter em sua fachada o mural do modernista Di Cavalcanti – que cristaliza a função da imprensa na sociedade – e em seu coração o painel do artista Clovis Graciano – que congela no tempo a saga dos bandeirantes em terras paulistas – é fazer um pacto com a história e um contrato vitalício com hóspedes que possuem bom gosto. Ou para pelo menos os próximos 70 anos!


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Reportagem feita por IN Inteligência Natural

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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