O que há em comum entre a Miss Brasil, Martha Rocha, o primeiro homem que viu a Terra do Espaço, Yuri Gagarin e o pop star Mick Jagger? A resposta é simples: Todos se hospedaram no hotel Jaraguá, no centro de São Paulo, o mesmo que desde 1º de julho tem novo nome, Nacional Inn Jaraguá São Paulo.
Por Paulo Atzingen*
Evidente que essas lendas se hospedaram no passado, entre as décadas de 50 e 70, período em que o hotel alcançou o ápice do glamour e de importância no ecossistema econômico e cultural de São Paulo, mas o endereço ainda mantém preservado seu charme.
Veja também as mais lidas do DT
Com a compra do hotel pela rede Nacional Inn os desafios são grandes para manter em dia não só o patrimônio histórico do prédio, mas a máquina de eventos corporativos e sociais que o hotel se transformou por sua localização privilegiada, serviços e estrutura. São 25 salas multiuso para eventos e um auditório/teatro para até 280 pessoas. Sem falar nos dois restaurantes e nos 415 apartamentos distribuídos em seus 26 andares.
Não muda muita coisa
É evidente que uma compra como esta requer um plano estratégico de mudança de bandeira, padrão de serviços e assinatura autoral. Com essas e mais algumas dúvidas cheguei ao icônico hotel e fui recebido pelo diretor de Marketing do grupo Nacional Inn, Ricardo Aly.
“Não tem por que mudar muita coisa. Os KPIs, (Key Performance Indicators) que tratam da avaliação do hóspede vinham funcionando muito bem. Seguimos aqui a cultura de preservar o patrimônio e os colaboradores”, foi essa a resposta de Aly, quando indaguei sobre se haveria contratação de pessoal ou mudanças estruturais no hotel Jaraguá. Aly reforçava a ideia que eu tinha: o hotel sempre foi uma joia rara quando pertencia ao grupo Sol Invest e a seu próprio dono, o ex-governador Orestes Quércia. Em 2005, passou a ser administrado pela rede Accor, doutora em administração hoteleira.
Para Ricardo, a compra do hotel simboliza o encontro da brasilidade, característica de sua rede genuinamente nacional, com a arte. “Adquirimos uma obra de arte, um produto histórico e tombado pelo patrimônio. Ele é emblemático por seu valor cultural e casa com a identidade brasileira que o Nacional Inn possui”, disse-me.
Linhas Originais
Sem revelar os valores do negócio, Aly me fala que o que importa é daqui para a frente. “Temos um sistema de reserva em pleno funcionamento, um teatro icônico e dois restaurantes que mais do que complemento do hotel, atraem indiscutivelmente um grande público consumidor. Estamos em uma localização privilegiada, com fácil acesso às vias expressas 9 de julho e 23 de maio”, enumera.
O Hotel Jaraguá foi inaugurado em 1954 como parte das comemorações do quarto Centenário da cidade. Inicialmente, o edifício funcionava como sede do jornal O Estado de São Paulo e da rádio Eldorado. Ao completar 70 anos, mantém suas linhas originais. Visitei também o relógio no topo do hotel e de lá pude ver a máquina de São Paulo funcionando, precisa e a topo vapor.
Empatia
Sobre o perfil do hóspede, o Nacional Inn Jaraguá São Paulo reflete o perfil do visitante que vem a São Paulo: plural. São, segundo Ricardo, hóspedes executivos que participam de eventos no próprio hotel, que se misturam a famílias que vêm curtir a vida cultural da metrópole. São casais, são hóspedes individuais, são grupos de amigos de todas as idades. “Essa pluralidade reflete também o conceito de arquitetura do hotel. Há uma interação do moderno, sem alterar o estilo clássico do Jaraguá, o que cria empatia a todas as faixas etárias”, reforça.
Pacto
Com cinco hotéis da rede em São Paulo, indiscutivelmente o Nacional Inn Jaraguá passa a ser o diadema de uma coroa. Não é pouco, afinal ter em sua fachada o mural do modernista Di Cavalcanti – que cristaliza a função da imprensa na sociedade – e em seu coração o painel do artista Clovis Graciano – que congela no tempo a saga dos bandeirantes em terras paulistas – é fazer um pacto com a história e um contrato vitalício com hóspedes que possuem bom gosto. Ou para pelo menos os próximos 70 anos!
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
Reportagem feita por IN Inteligência Natural
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
LEIA TAMBÉM: