A apresentação oficial da nova estrutura, concebida com todos os detalhes de segurança, conforto, acessibilidade, acústica entre outros, aconteceu nesta quarta-feira (22), numa coletiva de imprensa. O primeiro espetáculo, no palco do ‘Teatro D Jaraguá’, acontece, no próximo sábado (25), em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo.
por Cecília Fazzini
Ícone da hotelaria paulistana, situado na região central, e que em mais de sete décadas testemunhou cenas da vida artística, cultural e política da cidade, o hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo acaba de dar novo passo na valorização de seu entretenimento e lazer. A abertura do espaço – que conta com 270 acomodações – se destina agora à atividade teatral e visa atender a hóspedes e passantes. O gerente geral do hotel Francisco Cid explica que a intenção é “criar dentro das dependências um programa completo, que inclui a apresentação de peças teatrais, combinadas com restaurante e bar, integrando os ambientes e serviços do empreendimento”. A tendência, de acordo com ele, é não focar apenas na diária, mas também em outras frentes como Alimentos e Bebidas, um movimento hoje bastante forte na hotelaria como um todo, somando atrativos também para o não hóspede. “Já estamos concebendo pacotes casados com ingresso e jantar, por exemplo”, adianta o executivo.
O teatro terá programação de 5ª. à domingo, sempre no período noturno, e no turno do dia durante a semana manterá a oferta ao segmento corporativo, que tradicionalmente busca o local para a realização de eventos.
O avant premier do teatro acontece, no dia 25, data do aniversário de São Paulo, com a encenação de “Balada Acima do Abismo”, baseada na obra literária de Clarice Lispector, sob a batuta do diretor Gonzaga Pedrosa e protagonizada por Maria Fernanda Cândido. No palco, apesar de tratar-se de um monólogo, ainda brilha a atuação ao pino de Sonia Rubinsky. O espetáculo – em cartaz de 25 de janeiro a 9 de fevereiro – já foi apresentado em duas temporadas recentes em Paris e, de acordo com a atriz, alcançou grande sucesso, sobretudo por fazer com que a autora fosse mais conhecida no Velho Mundo.
Símbolo de glamour
O Jaraguá conservou em sua trajetória o fato de ser, desde o passado, um marco na hospedagem da pauliceia nervosa e vanguardista. Entre as décadas de 1950 e 1970 o hotel se tornou sinônimo de glamour e sofisticação. O edifício já abrigou os jornais Diário Popular. O Estado de S. Paulo e a rádio Eldorado. Emblemático no panorama urbano, o hotel já funcionou sob as bandeiras Holiday Inn, Novotel antes de ser absorvido pelo grupo 100% verde-amarelo, o Nacional Inn, rede familiar, com origem em Belo Horizonte. Hoje o grupo está presente em 33 cidades brasileiras, com maior concentração na Região Sudeste do País e mantém, em seu portfólio, 83 hotéis. O perfil do hóspede da unidade é composto por 70% corporativo de 2ª. a 6ª feira e, aos finais de semana, há a maior predominância do público de lazer.