CEO do IAG revelou detalhes estratégicos sobre os próximos passos da companhia
O CEO do International Airlines Group (IAG), Luis Gallego, revelou que a compra da TAP Air Portugal poderia criar um hub duplo no sul da Europa. A declaração foi dada pelo executivo durante uma conferência na Fundação La Caixa, na Espanha.
Desse modo, conseguiria competir com as principais companhias do norte do continente. No entanto, ele enfatizou que tudo dependerá das condições impostas pelo governo português.
Veja também as mais lidas do DT
Dual hub
Segundo reportagem do site internacional Hosteltur, Gallego declarou que a aquisição da TAP é complementar ao negócio do IAG, que inclui British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level. O objetivo principal é acessar o mercado brasileiro, onde a Iberia, que faz parte do grupo, não possui grande expressão.
“Poderia ser configurado um dual hub no sul da Europa (Madrid-Lisboa) para fazer frente aos grandes do norte, como Paris, Amsterdã (estes dois nas mãos da aliança Air France-KLM ) ou Frankfurt (território da Lufthansa)”, destacou Luis Gallego.
“Não temos urgência nem necessidade de comprar só por comprar”, disse o CEO da IAG. Vale destacar que o IAG é ‘cuidadoso’ com as empresas que incorpora, que devem estar dentro da margem de lucro operacional do grupo que gira em torno de 12 a 15%.
Air Europa
Quando o assunto foi a Air Europa, empresa que a IAG detém 20%, o executivo revelou que haverá uma expansão de capital. Entretanto, o grupo ainda não decidiu se participará desse processo.
Gallego afirmou que o grupo IAG irá investir 6 bilhões de euros nos próximos cinco anos na renovação de frotas e serviços para se consolidar nos mercados do Atlântico Sul e Norte. Além disso, serão fortalecidas parcerias estratégicas com a American Airlines e Qatar Airways, para aumentar os destinos globais.