IATA pede ao Governo do Brasil e à Petrobras menor preço do combustível

Continua depois da publicidade

Para impulsionar a aviação no Brasil, a IATA pede ao Governo do Brasil e à Petrobrás a redução do preço do combustível de aviação no País

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) pede ao Governo Federal do Brasil e à empresa estatal de petróleo Petrobras que revejam o mecanismo de preços do querosene de aviação no Brasil. Isso porque esse é um dos principais desafios que a indústria da aviação enfrenta no País.

De acordo com nota oficial enviada ao DIÁRIO, o preço do querosene de aviação no Brasil é excessivamente alto. Além disso, não corresponde a realidade de um país produtor de petróleo.

“A posição de monopólio da Petrobras e os custos administrativos adicionais cobrados pelo fornecedor resultam em preços de combustível de aviação artificialmente inflacionados. Além disso, o governo impõe uma pesada carga tributária sobre o querosene para voos domésticos, o que impacta ainda mais negativamente a competitividade do setor”, disse Peter Cerda, vice-presidente regional da IATA para as Américas.

“Consequentemente, o combustível de aviação representa cerca de 40% dos custos totais para as empresas aéreas brasileiras, enquanto a média mundial está atualmente em torno de 30%, em um momento de preços excepcionalmente altos em todo o mundo”, complementou o vice-presidente.

IATA pede ao Governo brasileiro e à Petrobrás redução no preço do combustível 

O vice-presidente regional da IATA para as Américas ainda acrescentou que “a aviação é um setor vital para a economia e o desenvolvimento social do Brasil”.

“Em 2022, o setor contribuiu com US$ 27,5 bilhões para o PIB do país e gerou 1,1 milhão de empregos. Apesar disso, o Brasil tem um número muito baixo de voos per capita, com 0,4 viagens por ano, o que significa que o brasileiro médio mal faz uma viagem a cada dois anos. Em comparação, o americano médio faz 2,6 viagens por ano, e o português médio faz 4,5 viagens por ano”, pontuou Peter Cerda.

“Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, existe potencial para que mais brasileiros voem, mas o alto custo do querosene de aviação torna as viagens aéreas mais caras impedindo que mais brasileiros possam voar”, concluiu.

IATA está á disposição para ajudar o Brasil

Ao adotar as melhores práticas globais, o Brasil pode impulsionar seu setor de aviação e se beneficiar do aumento da conectividade, do turismo e do comércio.

Conforme o comunicado oficial, IATA está pronta para se envolver com as partes interessadas e oferecer sua experiência e apoio para participar desse esforço. Para, assim, ajudar mais brasileiros a ter viagens aéreas mais acessíveis.

Para saber mais, acesse o site oficial da Associação.

Veja também as mais lidas do DT


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade