Iberostar lança debates para um consumo de peixes e mariscos 100% responsável

Continua depois da publicidade

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos comemorado nesta segunda-feira (8 de junho), o Grupo Iberostar lança uma série de debates on-line chamados “Riding the Wave”, em que diversas organizações não governamentais e representantes do setor de turismo discutem sobre a importância do consumo responsável de produtos de pesca para o bem-estar do planeta.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Esses encontros coincidem com o anúncio do roteiro da rede hoteleira para fazer com que o consumo de peixes e mariscos de todas as suas operações sejam fornecido por fontes 100% responsáveis até 2025. O plano de ação anunciado pela rede de Maiorca é um dos mais ambiciosos do setor hoteleiro: além de se comprometer com a certificação dos produtos de alta demanda, ela vai além e abre caminho para maior transparência na cadeia de abastecimento, eleva a excelência, apoia a pesca local e envolve milhões de clientes nesse processo. 

Veja também as mais lidas do DT

Nessa linha, a empresa compartilhará nos perfis de redes sociais do Wave of Change os encontros virtuais “Riding the Wave”, dos quais participarão representantes da The Nature Conservancy, World Wildlife Fund (WWF), FishWise, Fishin’ Co, Global Sustainable Seafood Initiative (GSSI), Marine Stewardship Council (MSC), Fair Trade USA e Conservation International. Durante esses debates on-line, os participantes exploram e apresentam os desafios que devem definir o que é um produto sustentável, contam histórias de esperança que têm ajudado comunidades e viabilizam o compromisso dessas organizações — inclusive da Iberostar — nessa questão.
Fontes responsáveis
Determinada a revolucionar o caminho rumo a um consumo responsável, a empresa estabeleceu os padrões para oferecer somente produtos marinhos provenientes de fontes responsáveis, reforçando assim, a excelência e a inovação gastronômica que caracterizam a experiência Iberostar. Com o objetivo de cumprir seu compromisso estabelecido para 2025, ela definiu produtos de pesca segundo os critérios das certificações, avançando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e enfatizando o apoio à pesca local nos lugares onde atua.
Tudo isso demonstra o rigoroso foco científico aplicado em cada um dos pilares do Wave of Change, o autêntico promotor de mudanças no setor de turismo. O Wave of Change é o movimento pioneiro de turismo responsável da Iberostar para preservar o meio ambiente e proteger os oceanos próximos a seus hotéis. O movimento possui três linhas de ação: eliminação de materiais plásticos de uso único avançando rumo a uma economia circular, fomento do consumo responsável de peixes e mariscos, e cuidado da saúde costeira.
 

“Na Iberostar, além de apoiar o trabalho de certificações como MSC ou Best Aquaculture Practices (BAP), e as classificações de grupos Monterey Bay Aquarium Seafood Watch®, abrimos uma nova porta para demonstrar como o turismo pode se comprometer para melhorar a saúde de nossos oceanos por meio do consumo responsável de frutos do mar”, explica a Dra. Megan Morikawa, diretora global de sustentabilidade do Grupo. “Isso significa definir prazos e objetivos mensuráveis para o abastecimento e encontrar maneiras de apoiar as alternativas sustentáveis de pesca local, ainda que não estejam certificadas ou classificadas”, esclarece.

Como parte de sua estratégia, a Iberostar se uniu recentemente à Global Sustainable Seafood Initiative (GSSI), tornando-se a primeira empresa do setor de turismo a integrar a associação. Essa nova parceria permitirá que a rede hoteleira utilize a ferramenta de avaliação comparativa para ampliar sua aquisição de produtos de pesca de origem responsável e apoiar novas iniciativas relacionadas com esse compromisso global. Com mais de 90 colaboradores, a GSSI é uma parceria público-privada voltada à sustentabilidade de produtos de pesca, que impulsiona a colaboração de todo o setor para promover produtos mais sustentáveis para todos. 

“É muito importante que trabalhemos ao lado de nossos fornecedores para conseguir que todo o setor se ajuste aos desafios surgidos com a Covid-19”, apontou Adriana Sánchez, diretora da estratégia de pesca responsável. “Queremos ser uma fonte de informação e um catalisador de mudanças que ajude a lidar com este novo cenário, alcançando uma oferta de peixes e mariscos mais consciente e responsável. Por isso, esse é um dos focos reforçados pela empresa no retorno às atividades.”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade