“É uma Abav Expo mais inclusiva, ambientalmente responsável e com muito foco na governança”, ressaltou a presidente da Abav, Magda Nassar, na solenidade de abertura realizada no centro de convenções Riocentro
POR ZAQUEU RODRIGUES
A 50ª Abav Expo, feira que é uma referência para o mercado global de turismo, foi inaugurada há pouco no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) apresenta – até o dia 29 de setembro – mais de 2 mil marcas expositoras, 15 destinos internacionais e todos os estados brasileiros e Distrito Federal.
Veja também as mais lidas do DT
Magda Nassar, presidente da Abav ressaltou na solenidade de abertura da feira que a história da Abav se mistura com a história do turismo no Brasil. Neste Dia Mundial do Turismo, ela celebrou os profissionais agentes de viagens. Magda informou que os agentes de viagens são responsáveis por 80% dos produtos turísticos do Brasil.
“Os agentes de viagens são os verdadeiros anfitriões deste evento. O agente de viagem é uma figura central do turismo. Na pandemia, eles criaram soluções infindáveis em caso de cancelamento, remarcações, resgates de brasileiros no exterior… Em 2022, as 2.200 empresas associadas à Abav faturaram 30 bilhões de reais. Portanto, agentes de viagens, vamos nos colocar no lugar que merecemos – lugar de destaque nessa cadeia”.
Magda também enfatizou que o turismo pode ser o fio condutor da mudança que o país necessita para se tornar economicamente saudável, com planejamento, união e igualdade. “Esse é o Brasil da luta. O Brasil que não é de ninguém além de todo brasileiro. Vamos nos encantar com esse Brasil e mostrar esse país único e forte”.
Abav Talks: fonte de conhecimento e capacitação
A presidente da Abav disse que o turismo brasileiro tem no pleito a Reforma Tributária e agradeceu às autoridades públicas que atuam na defesa do setor. “É motivo de celebração receber aqui políticos que se unem e que caminham juntos dessa poderosa indústria que nós temos para oferecer ao mundo. A 50ª Abav Expo só está acontecendo no Rio de Janeiro, primeiramente por ter recebido os apoios da Fecomércio, do Sesc e do Senac. O evento deixa excelentes resultados por todos os lugares por onde passa”.
Ela também apontou que uma das novidades desta edição histórica da Abav Expo é a expansão da feira como fonte de conhecimento e capacitação profissional. “Uma das novidades é a Abav Talks, novo conceito das antigas Vilas do Saber. São 6 arenas de palestras e painéis com mais de 60 apresentações nesses três dias. A Abav, cumprindo o seu papel de fomentadora do turismo, entrega mais de 5 mil pessoas capacitadas”.
Edição foca nas práticas ESG
A 50ª Abav Expo está 30% maior do que a edição do ano passado, dimensionou Magda. Neste ano, a feira ocupa 37 mil m² do Riocentro e apresenta uma série de renovações, como a jornada ESG. “É uma Abav Expo mais inclusiva, ambientalmente responsável e com muito foco na governança. Temos mais de 30 práticas ESG implementadas no evento. É uma Abav Expo vibrante, viva, que mostra e reflete a força desse setor”.
Prestes a concluir o mandato de 4 anos como presidente da Abav, Magda disse ser uma honra ser a primeira mulher a desempenhar a posição. “Nós, mulheres, somos o grande contingente de trabalho dessa indústria. Somos muitas, mas não parece. Vamos mudar isso, afirmando a cada momento que somos donas de si, que educam, que trabalham, que são Cis, que são trans, que não se calam. São mulheres diversas e unidas”.
Ministro vislumbra novo “pré-sal” no turismo
O ministro do Turismo Celso Sabino parabenizou a grandiosidade do evento e os profissionais do segmento de viagem. “Sabemos o desafio que é empreender na área de turismo. Hoje, no Dia Internacional do Turismo, quero parabenizar os agentes de viagens, os turismólogos, os guias e a todos que fazem o turismo acontecer no Brasil”.
Celso Sabino disse que é por meio do turismo que o Brasil encontrará um novo pré-sal. “Em números nominais, o turismo é o segundo setor que mais gera emprego no país, e é um emprego de qualidade. No turismo, mais de 50% dos empregados são de profissionais mulheres. Temos uma cadeia produtiva extensa de altíssima qualificação”.
Freixo: “turismo é a solução”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou o trabalho de Magda na presidência da Abav e sua referência para o desenvolvimento do mercado de turismo brasileiro. “Neste Dia Mundial do Turismo, queria saudar todos os turismólogos, todos os guias e todos os agentes de viagens. São vocês que fazem o turismo acontecer de fato”.
“Na Embratur temos o desafio de promover o Brasil para o mundo e trazer o mundo para conhecer o Brasil. E a gente sempre se pergunta qual é o mundo que o mundo vai visitar. Queremos que o mundo visite o Brasil da democracia, da sustentabilidade, o Brasil do emprego, da renda e do diálogo. É esse Brasil que começa a voltar para mundo inteiro. E os resultados começam a aparece”, disse Freixo na solenidade de abertura.
O presidente da Embratur ressaltou que o turismo corresponde a 8% do PIB brasileiro. “O turismo é a solução, o turismo é o futuro desse país. O turismo é que garante a sustentabilidade do emprego e renda. O parlamento precisa mudar a mentalidade. A Reforma Tributária precisa de um compromisso de todos nós para entender que o turismo tem uma engrenagem. Quem faz os turistas chegarem aos restaurantes, aos destinos, aos hotéis… são vocês, agentes de viagens, guias e operadores”.
Alexandre Sampaio, que participou da solenidade de abertura da 50ª Abav Expo representando o presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, afirmou que turismo e comércio viajam juntos. “A mensagem que trago do presidente Tadros é de apoio constante e contínuo ao turismo brasileiro. Lançamos iniciativas como o programa Vai, Turismo! Contem conosco”, sintetizou Sampaio.
Abav Expo de volta ao RJ
Já Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, disse que é um prazer receber a Abav Expo no Rio de Janeiro após dez anos. “O Rio se sente honrado quando consegue sintetizar e unir todas essas maravilhas do Brasil, toda força econômica, todo o potencial do setor. É isso que a cidade pretende ser. O Rio busca a sua identidade própria, mas que essa identidade possa sempre espelhar os desejos e maravilhas do nosso Brasil”.
A solenidade de abertura contou com a presença de Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro; Marco Ferraz, presidente da CLIA; Antonio Florencio Queiroz, presidente da FecomercioRJ; Patrícia Viana, representante do Sebrae Nacional; e Fabrício Amaral, presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).
A 50ª Abav Expo acontece até o dia 29 de setembro no Riocentro, no Rio de Janeiro.