Novo Ministro do Turismo, Celso Sabino, fala à imprensa

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, 20, Celso Sabino, o novo ministro do turismo, falou pela primeira vez à imprensa sobre os próximos passos da Pasta

Na tarde desta quinta-feira, 20, Celso Sabino, o novo ministro do turismo, deu sua primeira coletiva de imprensa à frente da Pasta. A coletiva aconteceu na sede do Ministério, em Brasília (DF), e também ocorreu de forma online para os veículos especializados em turismo, localizados em outros estados.

Além disso, Celso Sabino, que é deputado federal pela União-PA, aceitou o convite do presidente Lula para assumir a Pasta, na última quinta-feira, 13, substituindo assim Daniela Carneiro. 

Veja também as mais lidas do DT

Agora, nesta coletiva de imprensa, o novo Ministro do Turismo falou sobre suas primeiras impressões à frente da pasta, suas expectativas, e os planos para o setor.

Celso Sabino, novo ministro do Turismo, fala suas primeiras impressões na Pasta

Inicialmente, Celso Sabino comentou sobre seu panorama inicial no turismo.

“Como vocês sabem, o Brasil tem um potencial turístico muito grande, mas ainda precisa ser desenvolvido. Então, por exemplo, o número de turistas internacionais é algo que nós queremos aumentar, através de uma parceria com vocês, jornalistas especializados, e com a iniciativa privada. Também teremos parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério da Mulher, Ministério da Cultura.”

Além disso, o ministro comentou que conversou com o presidente Lula sobre a possível criação de um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo. Inclusive, esse Plano deve ser apresentado ao Governo Federal até setembro.

Novo ministro do turismo falou sobre a criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo
O ministro falou sobre a criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo (Foto: Reprodução)

“Já temos o Conselhão, mas falamos dessa proposta com o presidente. Além disso, também teremos várias políticas públicas. Também temos como exemplo um programa de muito sucesso da TAP, chamado “Stopover”, em parceria com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Teremos outras companhias, também em parceria com a ABEAR”, comentou.

“Além disso, já conversamos com representantes de operadoras, hotéis, e estamos pensando em criar um programa específico para eles. O ecoturismo sustentável também é algo muito importante para nós, no qual vamos trabalhar o nosso maior bioma, que é a Amazônia, de forma sustentável”, afirmou.

Na Amazônia, há várias opções para ecoturismo sustentável, como no Museu da Amazônia (MUSA), em Manaus (AM)
Na Amazônia, há várias opções para ecoturismo sustentável, como no Museu da Amazônia (MUSA), em Manaus (AM) (Foto: Mário Oliveira – MTUR)
Promover os destinos brasileiros através do esporte

Celso Sabino também comentou sobre a possibilidade de promover os destinos brasileiros através de eventos esportivos, como a Copa do Mundo, por exemplo. “Com a Copa, podemos promover os atrativos turísticos do nosso país, de onde vem a nossa seleção. Como, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu, o Pantanal, etc.”, apontou.

Cataratas do Iguaçu (foto: Geovana Fraga)
Transição do governo e avaliação

Quanto à sua avaliação da liderança anterior da ex-ministra Daniela Carneiro, Celso Sabino destacou que ela é uma “deputada atuante” e que foi a deputada mais votada do Rio de Janeiro.

“Bom, mas também preciso me apresentar. Sou deputado federal pelo partido União, no Pará. Já trabalhei na secretário de estado de Trabalho, trabalhei em outras frentes, e assumi o Ministério do Turismo com muita força, muita vontade, pois queremos desenvolver o nosso setor de maneira sustentável”, afirmou o novo ministro do turismo.

Celso Sabino, novo Ministro do Turismo, se apresenta
Celso Sabino, novo Ministro do Turismo, se apresenta (Foto: Reprodução)

“Não tive agência de turismo nem algo parecido antes do cargo. Mas, o que me acalenta é que o prefeito José Serra, por exemplo, ao assumir o Ministério da Saúde, trouxe o genérico para o nosso País. Então, contem com o nosso empenho, com a nossa dedicação”, garantiu.

Mais inclusão no setor

Questionado pelo DIÁRIO se os programas de inclusão (para negros, mulheres, pessoas com deficiência, idosos, entre outros), já existentes no Ministério, continuarão, o ministro respondeu: “Sem dúvida alguma”.

“Continuaremos com esses programas, para que pessoas com deficiência, com pouca visão, por exemplo, ou com mobilidade reduzida, continuem tendo acesso aos nossos atrativos turísticos. Vamos continuar com esses programas e ampliá-los, para que o turismo faça cada vez mais parte da vida das pessoas”, afirmou.

Para saber mais, acesse o site oficial do MTur.


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade