Ana Azevedo (repórter freelancer do DT) –
Nesta terça-feira (3), de abril, durante a 6° feira WTM Latin América, a cidade de Ilhabela se lançou como marca turística em estande próprio.
Com o slogan “Ilhabela. Vida Natural”, e o objetivo de conquistar o reconhecimento de melhor destino de natureza até 2020, a apresentação da marca enaltece alternativas de lazer, além de sol e praia. ” Nosso novo posicionamento e nossa marca agora fazem justiça a esse imenso potencial turístico que deve impulsionar o desenvolvimento local e sustentável de Ilhabela”, afirma o prefeito Márcio Tenório.
A marca turística foi eleita pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), composto por representantes das comunidades tradicionais, associações locais, do Parque Estadual de Ilhabela e de lideranças empresariais do setor.
Veja também as mais lidas do DT
O novo branding contém elementos e atributos identificados em pesquisas com moradores e turistas, como: paraíso natural, sustentabilidade, preservação, bem-estar, tranquilidade, segurança, paz, simpatia, hospitalidade, diversidade e riqueza histórico-cultural. E associações ligadas às experiência do turismo local: mágica”, “encantadora”, “bela”, “espetacular”, “única”, “incomparável”, entre outras.
Ilhabela: Riqueza e diversidade natural
O único município-arquipélago do Brasil tem 84% do seu território inserido em conservação de proteção integral – Parque Estadual de Ilhabela – e foi declarado pela UNESCO parte da reserva de biosfera da Mata Atlântica.
Conhecida como Capital Nacional da Vela (definido em 2011 pela Lei Federal n°12.457/2011), Ilhabela é um destino rico em atrações marítimas, ao todo são: 48 pontos de mergulho, 22 cachoeiras e 41 praias. No Santuário da ilha das Cabras, é possível conhecer a história e os vestígios de naufrágios ocorridos na região. Apesar da valorização, o mar não é o principal.
Enquanto passeia pelas 20 trilhas da cidade, ou explora os 62 sítios arqueológicos, os turistas podem admirar as 300 espécies reconhecidas pelo BirdLife International e conhecer a cultura local. “ Em torno de todos esses segmentos, estamos valorizando as tradições de nossas comunidades tradicionais, sua gastronomia e suas manifestações culturais, como a Congada – uma das mais antigas do país”, afirma o prefeito Márcio Tenório.
Outra ênfase será no turismo de eventos, que busca valorizar programações corporativas e do segmento de casamentos, que hoje já são uma realidade na cidade durante todo o ano