O Movimento Voe Ilhéus começou a partir da forte união do poder público, iniciativa privada e Sebrae.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O objetivo é promover e potencializar mercados turísticos ao destino, conhecido nacionalmente pela tradição das fazendas de cacau, história, cultura e sua belíssima riqueza natural que inclui Mata Atlântica e praias paradisíacas.
Veja também as mais lidas do DT
Uma importante reunião de alinhamento de ações estratégicas para capacitação, divulgação, promoção e aprimoramento do fomento turístico em Ilhéus, aconteceu na Prefeitura, na última terça-feira (10). Estiveram presentes o superintendente de Turismo da Prefeitura de Ilhéus, Vinícius Briglia; a secretária de Políticas Para Mulheres, Carla Serafim; a gerente regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo e as analistas Luciani Dória e Evelin Gomes; a CEO da Prime Viagens & Eventos, Lorena Ferreira; gestora da Avoar Comunicação, Lorenna Caldas e a equipe da Revista os Baianos, Keiko Reis e Fábio Carvalho.
A parceria firmada visa trabalhar uma grande campanha de mercado nacional. Os atrativos do destino Ilhéus, tanto o consolidado nicho sol e mar, quanto as segmentações culturais e eventos de verão, serão divulgados em veículos de comunicação e em capacitações com agentes de viagens, bem como, ações de aperfeiçoamento junto ao Sebrae e trade para aprimorar serviços e atrair novas demandas.
Modelo
Um grande evento de lançamento com a presença dos gestores municipais, Sebrae e empresários de Ilhéus, acontecerá no dia 25 de outubro. O caso de sucesso do destino Porto Seguro que encontrou na junção da gestão municipal e iniciativa privada o caminho para alavancar o turismo municipal após a pandemia, elevando o destino entre os três mais procurados nacionalmente, será apresentado como modelo à campanha. Além disso, palestras sobre soluções inteligentes e estratégias de mercado serão apresentadas: com o empresário Victor Baião sobre o segmento de eventos de entretenimento; e com a empresária Bárbara Alves acerca de gestão de bar e restaurante; entre outros palestrantes.
Um famtour em dezembro, com a presença de agentes de viagens de várias localidades do Brasil, consideradas polos emissores de turistas para a cidade, será outra estratégia de promoção, com o objetivo de propiciar familiarização com o destino e conhecer suas novidades. A programação inclui visita aos equipamentos turísticos, como rota do chocolate, fazendas, pontos históricos, culturais, praias e atividades de Ilhéus com bares e restaurantes, além de contato com hoteleiros, capacitação sobre o destino e rodadas de negócios, a fim de movimentar a economia local.
“A união do trade e gestão pública trará resultados para as empresas, à projeção do destino e, sobretudo, à comunidade de Ilhéus, que com uma a indústria turística pujante, contará com uma economia mais forte”, destaca a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. “A campanha seguirá com mais ações de mercado, capacitações, network e treinamentos com operadoras de turismo e agentes de viagens, num planejamento que visa resultados a curto, médio e longo prazo”, destaca o superintendente de Turismo de Ilhéus, Vinícius Briglia, sobre o comprometimento da gestão do prefeito, Mário Alexandre, que abraçou este projeto que trata geração de emprego e renda à comunidade.