Incompleto, novo Viracopos é inaugurado com 5 meses de atraso

Continua depois da publicidade

Incompleto e com mais de cinco meses de atraso, o novo terminal de passageiros do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP), foi anunciado oficialmente na manhã desta quinta-feira (16).

O primeiro voo de aviação comercial do novo terminal, que deveria ter sido entregue em 11 de maio, ocorreu na terça-feira (14), mas a imprensa só foi avisada da operação hoje (16).

“Tivemos dificuldades, mas vencemos”, afirmou Luiz Alberto Küster, diretor presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto. “Nós estamos entregando hoje um terminal com capacidade para operar 14 milhões de passageiros por ano, ou seja, aquilo que era a exigência do nosso edital”.

Veja também as mais lidas do DT

Por ter descumprido o prazo de entrega do contrato de concessão, a Aeroportos Brasil Viracopos pode ser multada em até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso, pela ANAC. O valor da multa ainda não foi definido, mas a concessionária já foi autuada.

Apesar da inauguração, as obras da primeira fase de ampliação do aeroporto continuarão até dezembro, segundo cronograma enviado pela Aeroportos Brasil Viracopos à ANAC. A transferência de voos do antigo para o novo terminal ocorrerá de forma gradual até março de 2015.

Inicialmente, o novo terminal receberá apenas cinco voos nacionais – uma chegada e quatro partidas -, de segunda a sábado. O número deve chegar a 40 até o início de dezembro, quando está prevista a migração de voos internaionais.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade