Com um forte compromisso com a atuação social, o Instituto Bancorbrás – braço social do Grupo Bancorbrás – encerrou 2024 celebrando conquistas significativas. Ao longo do ano, a instituição expandiu seu impacto, fortalecendo o Terceiro Setor e impulsionando a promoção do Turismo Sustentável no Brasil. No total, 8.291 pessoas e 72 organizações foram beneficiadas por meio de projetos voltados ao desenvolvimento social, sustentabilidade e fortalecimento do Terceiro Setor. Reafirmando sua responsabilidade e compromisso, o Instituto ampliou programas já consolidados e implementou novas iniciativas para alcançar ainda mais pessoas.
Segundo Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, o envolvimento da equipe e o alinhamento com o ecossistema de turismo do Grupo Bancorbrás foram essenciais para as metas atingidas: “Os resultados alcançados refletem a eficiência na execução dos projetos e a relevância do Investimento Social Privado como ferramenta de transformação. Seguimos firmes na missão de gerar impacto positivo e duradouro, fortalecendo parcerias, inovando em nossas ações e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento comunitário e a preservação do meio ambiente, com um turismo mais sustentável”, celebra.
Em nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Instituto Bancorbrás destacou as conquistas de 2024. Confira!
Fortalecimento do Terceiro Setor
Entre os programas que se destacaram no ano passado está o Capacita Bancorbrás que promoveu cinco workshops com temas relacionados a planejamento de projetos e pensamento sistêmico, certificando 110 participantes e oferecendo mentoria de carreira para 50 deles.
Já o Programa de Aceleração e Impacto Social (PAIS) promoveu um mapeamento das OSCs – Organizações da Sociedade Civil – do Distrito Federal e regiões, além de organizar o evento “Café com Investidores”, conectando organizações beneficentes a investidores estreitando laços.
No Bancorbrás Social, cinco instituições participaram da jornada de inovação do projeto, recebendo capital semente para o desenvolvimento de soluções voltadas ao Turismo Sustentável nas regiões em que estão localizadas.
Turismo Sustentável
Destaque para o evento “Turismo Sustentável em Foco”, que reuniu, em Brasília, especialistas e empreendedores para debater práticas inovadoras e fomentar oportunidades na área. Com o projeto Impulsio.ne, seis negócios de impacto foram acelerados, oferecendo mentorias e incentivo financeiro para fortalecer a economia criativa.
O projeto Caminho Sustentável que envolveu 350 participantes e que visa proporcionar experiências de turismo pedagógico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, buscando ampliar a consciência deste público em relação aos impactos sociais e ambientais do turismo na comunidade e no meio ambiente.
Impacto Social
As ações voluntárias e campanhas solidárias também cresceram. No total, 19 iniciativas mobilizaram 323 novos voluntários da Bancorbrás, com atividades realizadas nas filiais de Fortaleza, Caldas Novas e João Pessoa, atendendo as demandas locais. Voltado à cultura de doação, os destaques estão: a S.O.S. Rio Grande do Sul, que apoiou comunidades afetadas pelas enchentes; a Conversão Solidária, que beneficiou mais de 330 pessoas em 3 organizações sociais.
Expectativas para 2025
Para este novo ano, o Instituto pretende ampliar suas iniciativas, com ênfase no Turismo Sustentável e no fortalecimento das instituições beneficiadas em 2024. “Iniciativas como o PAIS, agora reformulado, o Impulsione e o Bancorbrás Social seguirão como prioridade, além de novas ações de voluntariado a serem anunciadas”, adianta Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás. “Queremos ampliar nosso alcance e consolidar o Instituto Bancorbrás como referência no Investimento Social Privado no Brasil, em especial o turismo sustentável”, afirma Claudio Roberto.
Saiba mais sobre o Instituto Bancorbrás no site.