HomePolíticas de turismo"Instrumento de reconstrução", diz Marcelo Freixo sobre Turismo do...

“Instrumento de reconstrução”, diz Marcelo Freixo sobre Turismo do RS

Presidente da Embratur foi entrevistado pelo programa DR com Demori, na TV Brasil, e ressaltou planos para recuperar o Rio Grande do Sul após tragédia climática


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Marcelo Freixo adiantou detalhes de como o governo federal e a Embratur, além de outras entidades, estão atuando para ajudar na retomada da economia do Rio Grande do Sul. Para o presidente da entidade, o turismo é um pilar essencial nessa jornada.

“O turismo será um instrumento de recuperação e reconstrução da economia do Rio Grande do Sul. É claro que tem etapas de prioridades, no momento tem toda a reconstrução, limpeza e saúde pública. Mas desde agora temos que programar como será essa recuperação”, disse Freixo à Agência Brasil, após participar de gravação do programa DR com Demori, da TV Brasil.

Ao portal, Marcelo Freixo contou que, em reuniões com o governador do estado, Eduardo Leite, e representantes do setor turístico do Rio Grande do Sul, foi traçado um planejamento de recuperação. O foco, segundo o gestor, permeia tanto o turismo terrestre quanto o aéreo.

A reabertura do aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, interditado há mais de 30 dias após ser atingido pelas inundações, está entre as principais preocupações do Estado e autoridades.

Turismo na Serra gaúcha e demais destinos

A falta do principal aeroporto do Rio Grande do Sul, conforme Marcelo Freixo relembrou, não chega a afetar os destinos turísticos do estado. Gramado, Canela e a região das vinícolas, assim como demais locais, são bastante visitadas por estradas, não só nacionais, como internacionais.

“A previsão [de retomada do funcionamento] do aeroporto é no final do ano, mas a gente quer recuperar o terrestre antes disso e usar outros aeroportos com a dinâmica de alguns eventos possíveis naquelas cidades que se recuperarem primeiro”, disse.

A estimativa do governo estadual é que serão necessários em torno de R$ 1 bilhão apenas para recuperar o setor turístico.

Até o momento, a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado está confirmada para o próximo mês. No fim do ano, a cidade turística realiza o Natal Luz, que também atrai milhares de turistas para a Serra Gaúcha.

Mais Lidas