Inteligência artificial e NFL potencializam turismo de eventos em São Paulo

Continua depois da publicidade

No 1º Experience Expo, São Paulo Convention & Visitors Bureau e SPTuris apontam expansão do mercado

*Por Zaqueu Rodrigues, colaborador do DT


Palco de megaeventos como a Fórmula 1, Lollapalooza, The Town, Primavera Sound, CCXP – entre tantos outros que atraem os olhares do mundo, a cidade de São Paulo investe cada vez mais para se fortalecer como referência internacional no mercado de eventos.

Veja também as mais lidas do DT

A expansão do setor na cidade foi apontada pelo SPCVB e SPTuris nesta quinta-feira (1) durante o EXXP – Experience Expo, evento de Live Marketing que ocupa o Distrito Anhembi até esta sexta-feira (2) com uma programação que inclui palestras, painéis, exposições de
destinos, hotéis, produtos e serviços, networking e tendências que movimentam o setor.

De acordo com a SPTuris (São Paulo Turismo), a cidade realizou 3.607 eventos em 2023. Já o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) diz que, no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o seu calendário de eventos de entretenimento na cidade cresceu 400%.

(Foto Zaqueu Rodrigues)
(Foto Zaqueu Rodrigues)

Vocação para turismo de eventos

O diretor de Marketing e Inovação do SPCVB, Fabio Zelenski, observa que a expansão do turismo em São Paulo passa pelo fortalecimento desse setor que é forte no destino. “Esse crescimento de 400% é resultado da vocação histórica de São Paulo para o turismo de eventos e negócios”, ressalta ele, que subiu ao palco do EXXP para palestrar sobre o segmento e lançar a nova inteligência artificial desenvolvida pelo SPCVB, LINA MICE.

A LINA MICE é uma atendente concebida com inteligência artificial que oferece informações focadas no mercado de turismo e eventos na cidade de São Paulo. “Ela oferece gratuitamente informações técnicas para quem deseja fazer eventos em São Paulo, qualquer que seja o tamanho, desde uma reunião para cinco pessoas até dezenas de milhares de participantes”, dimensiona Zelenski. O executivo explica que a LINA MICE nasceu de uma demanda identificada pela LINA, atendente AI focada em informações para o público final, como roteiros, atrativos, hotéis, restaurantes, shows… A LINA é uma espécie de irmã mais velha da LINA MICE, que chega agora para atender ao mercado com informações técnicas e estratégicas.

"São Paulo tem vocação histórica para turismo de negócios e eventos", aponta o diretor de Marketing e Inovação do SPCVB, Fabio Zelenski (à direita) (Foto Zaqueu Rodrigues)
Diretor de Marketing e Inovação do SPCVB, Fabio Zelenski (à direita) (Foto Zaqueu Rodrigues)

“A LINA MICE foi treinada com todos os conteúdos de nossos associados envolvidos com o mercado de eventos, e apresenta números de salas, perfis dos eventos, capacidade, centros de convenções, aeroportos, metragens… informações detalhadas dos nossos 500 associados para quem busca fazer eventos em São Paulo”, apresenta
Zelenski. Para interagir com a LINA MICE, basta acessar o site mice.visitesaopaulo.com”.

Impacto mundial

Neste primeiro dia de EXXP, o potencial de São Paulo para se tornar uma referência mundial em turismo de eventos foi abordado em um painel que contou com a participação
do diretor Jurídico da SPTuris, Pedro Pauli. Pedro destaca que a cidade de São Paulo está investindo para atrair eventos internacionais, e cita a mais nova conquista: a realização de uma partida da NFL no estádio do Corinthians. O evento é resultado de um contrato entre a NFL, prefeitura de São Paulo e o Corinthians. O Brasil é o 4º país estrangeiro a sediar um jogo da consagrada liga NFL de futebol americano. A primeira partida será entre Philadelphia Eagles e Green Bay Parkers no dia 6 de setembro na Neo Química Arena. Os ingressos de R$2.520 (inteira) esgotaram em menos de 2 horas.

"Identidade pulsante de São Paulo ajuda a atrair eventos internacionais", analisa Pedro Pauli, diretor Jurídico da SPTuris (Foto: Zaqueu Rodrigues)
“Identidade pulsante de São Paulo ajuda a atrair eventos internacionais”, analisa Pedro Pauli, diretor Jurídico da SPTuris (Foto: Zaqueu Rodrigues)

“Quando a gente coloca o nome da cidade no evento – NFL Game São Paulo –, estamos falando da prospecção do nosso destino para o mundo interior. É um impacto global para São Paulo. É até difícil de mensurar o valor agregado. Só no Brasil a NFL tem 30 milhões de fãs”, diz o executivo da SPTuris.

Eventos internacionais

Pedro analisa que a identidade pulsante de São Paulo ajuda a atrair eventos internacionais. “Estamos focados em eventos de impacto econômico e de geração de empregos. Vender São Paulo é muito fácil, pois é uma cidade com aproximadamente 12 milhões de pessoas com poder de gasto relativamente alto, com uma forte rede hoteleira, gastronomia, rede de transporte…”

"Identidade pulsante de São Paulo ajuda a atrair eventos internacionais", analisa Pedro Pauli, diretor Jurídico da SPTuris (Foto: Zaqueu Rodrigues)
Pedro Pauli, diretor Jurídico da SPTuris (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Ele afirma que eventos como a NFL aumenta a credibilidade internacional da cidade. “O produtor de eventos, o empresário e o investidor começam a olhar para São Paulo de uma forma diferente. Se a Fórmula 1 está aqui, se a NFL está aqui, eles também entendem que
precisam estar”.

O executivo da SPTuris observa uma guinada no setor de eventos na cidade de São Paulo, e aponta: “Tem muito mais coisas que o poder público pode fazer. Esse primeiro passo é muito importante e precisamos caminhar nesse sentido. Estamos, SPTuris e prefeitura, olhando para tudo o que traz riquezas para São Paulo. Os eventos têm esse poder de causar impacto e gerar empregos”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade