Especialistas aconselharam hoteleiros a adotarem medidas estratégicas para utilizar IA e gerenciar melhor os perfis no Google
Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO
O uso de inteligência artificial (IA) e a importância de aprimorar a presença digital dos hotéis foram temas amplamente discutidos durante a tarde desta segunda-feira (16), durante o 6o Fórum Nacional de Hotelaria (FNH), organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Especialistas nas aplicações bem-sucedidas da IA e em posicionamento nas buscas do Google destacaram as tendências que guiarão o comportamento de viajantes para gerar insights ao público que esteve no Rosewood Hotel, em São Paulo, onde o evento aconteceu.
Veja também as mais lidas do DT
IA aliada dos hoteleiros
No primeiro encontro da tarde “IA e hotelaria: será que elas se entendem?”, o palestrante especializado em tecnologia, Fabio Gandour, explicou como a IA generativa – quando a inteligência artificial cria conteúdo novo a partir de padrões e dados de treinamentos – pode ser aliada de hoteleiros. Gandour estimula que hotéis também atuem na criação de bancos de dados ordenados, para que informações úteis direcionem melhorias e mudanças nos estabelecimentos.
“A IA é capaz de identificar coisas no seu hotel, principalmente se essa IA for baseada em imagens. Este conhecimento gera saber”, afirmou.
Defensor da maneira “humans inside” – com os seres humanos no centro – de trabalhar, o especialista aponta o uso da IA como uma maneira de lidar melhor com funcionários e com clientes. “A gente fala de algoritmo, aprendizado de máquina, criação modelos. Mas o uso da tecnologia na implementação da ciência de serviços gera mais coisas inusitadas. O funcionário, para trabalhar em serviços, incluindo hotéis, tem que ter conhecimentos e skills em formato de T (quando há conhecimentos específicos e aprofundados, mas também um pouco de outras disciplinas). (A IA) pega isso para formar melhores profissionais”, finalizou.
Ferramentas do Google
Ainda durante a tarde, Newton Neto, criador de negócios digitais do Google, abordou como a ferramenta de busca pode impulsionar novos negócios no setor da hotelaria. Na palestra “Potencializando sua presença no Google: Ferramentas, AI e melhores práticas”, Neto mostrou ferramentas que ajudam a tornar os perfis online das empresas mais visíveis. “No caso da indústria de turismo, a gente quer ajudar os usuários a tomarem decisões rápidas”, pontuou.
“Grandes redes já fazem um trabalho de gerenciamento do perfil da empresa. Quem tem uma operação mais local precisa fazer o mesmo (para competir). Quem tem perfil que está mais atualizado é mais visto”, aconselhou o executivo aos hoteleiros na plateia. Entre as dicas, ele afirma que fotos e vídeos das instalações e serviços oferecidos nos estabelecimentos “fazem a diferença”.
“90% dos hospedes visitam hotéis com perfis mais completos, com informações sobre ações de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade”, acrescentou.
FNH
Em sua sexta edição, O FNH é um dos principais eventos de conteúdo, tendências e inovação do setor e reúne palestrantes e conteúdos estratégicos.