As empresas baseadas 100% em nuvem já entenderam que é necessário priorizar os fatores estratégicos certos. A abordagem correta determina o sucesso, da estrutura de tecnologia subjacente aos processos e fluxos de trabalho.
por Roberto Abreu, sócio-diretor da Blend IT
Em um mundo que caminha para um ambiente cada vez mais digitalizado, tornou-se necessário que as organizações acompanhem constantemente as novas tendências em busca de competitividade e façam sua jornada de transformação digital.
Veja também as mais lidas do DT
Os sistemas legados, principalmente em um universo progressivamente dominado por Cloud, estão se tornando um fardo para as empresas. De acordo com o Gartner, até 2025, mais da metade dos gastos corporativos de TI serão com nuvem, visando melhorar processos e reduzir custos.
Em uma pesquisa recente da PwC, 78% dos executivos responderam que suas organizações adotaram a tecnologia de nuvem na maioria ou em todas as suas operações de negócios. Também foi constatado que o uso de softwares ERP em nuvem oferece mais de duas vezes o retorno relativo do investimento (ROI) do que um legado ou sistema local.
Existem alguns fatores que explicam por que o ROI é otimizado com um sistema ERP em nuvem. O mais evidente é a lucratividade aprimorada devido às estruturas de custos iniciais mais baixas. Além disso, os gastos contínuos de manutenção de hardware e equipe de TI são reduzidos. A segurança e a disponibilidade estão em um nível extremamente alto, já que são geralmente hospedados em datacenters robustos com monitoramento 24×7.
Do ponto de vista do usuário, um software de ERP em nuvem permite maior precisão das faturas. Portanto, os ciclos de cobrança podem ser reduzidos e não comprometer o fluxo de caixa. A arquitetura funcional permite monitorar o desempenho financeiro por meio de análises de última geração. Isso ajuda a comparar situações orçamentárias além de possibilitar a criação e implementação de mudanças e ações necessárias.
ERPs inteligentes e Inteligência Artificial
Os sistemas de ERP inteligentes, com sua capacidade de integrar tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e análise preditiva, desempenha um papel fundamental para alcançar o crescimento sustentável dos negócios. Eles não apenas automatizam os processos, como também fornecem insights acionáveis para tomar decisões fundamentadas em dados.
Ao aproveitar o poder da IA e do aprendizado de máquina, esses sistemas podem analisar grandes quantidades de dados, identificar padrões e prever tendências futuras. Essa capacidade preditiva permite que as empresas antecipem as mudanças do mercado, as necessidades dos clientes e os riscos potenciais, facilitando assim a tomada de decisões proativas.
Além da eficiência operacional, os sistemas ERP inteligentes também contribuem para a sustentabilidade financeira. Eles fornecem dados precisos e oportunos, favorecendo o monitoramento do desempenho de perto. Eles também facilitam o orçamento e a previsão, ajudando as organizações a gerenciarem seus recursos.
As soluções de ERP cresceram de sistemas legados estáticos restritos para soluções escalonáveis e flexíveis baseadas em nuvem. Hoje, auxiliam as empresas a executar suas operações com mais eficiência, integrar dados de funções de negócios, aumentar a colaboração entre equipes e muito mais. Mas é preciso que as organizações busquem por soluções ERP modernas para colherem esses benefícios.
*Roberto Abreu, sócio-diretor da Blend IT