Tecnologia precisa ser aliada da hotelaria e do setor turístico de modo geral, de acordo com empresário digital
Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO
“Qual a importância do atendimento feito pelo ser humano que trabalha no hotel?”, provocou o empresário digital João Mendes Miranda em sua palestra Revolucionando a Experiência dos Hóspedes com a Força do Digital.
Fundador da Non Stop, agência que lançou alguns dos principais influenciadores digitais do Brasil, Miranda atraiu interessados em entender como a participação da Inteligência Artificial (IA) pode afetar positivamente o setor de turismo na tarde desta terça-feira (17), durante a 66ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel).
A resposta para a pergunta trazida por Miranda é a de que o setor pode ganhar implementando a IA sem se esquecer da importância do elemento humano.

Automação na hotelaria
Entre os conceitos trazidos pelo palestrante como benefícios da IA, estiveram os de automação e repetição de tarefas, que podem assustar quem acredita que a tecnologia pode substituir empregos. “A inteligência não vem para substituir. Ela só substitui quem está sem ela”, garantiu.
“O que nós perdemos de venda por má experiência…”, disse, se referindo a todo o setor de serviços, a qual a hotelaria está inserida.
Por isso, ele recomenda que hoteleiros do Brasil estejam atentos a melhorias tecnológicas como: espelhos inteligentes, atendimentos automatizado por robôs, prévias de check-in, chatbots para atendimento, e conceitos de realidade aumentada que podem dar informações sobre pontos turísticos ainda dentro do quarto de hotel.
“Conexão, recorrência e bom atendimento geram facilidade para o seu cliente”, pontua o palestrante. “Vender uma novidade é cada vez mais difícil porque o tempo em que a novidade fica nova já é muito curto. É melhor vender experiências”, finaliza.
A edição de 2024 do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) tem como apoiadores a RX Brasil, a BAT, a CVC Corp, a Realgens e a AB Móteis e acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.
LEIA MAIS:
Inteligência artificial e posicionamento digital são discutidos no VI FNH