A redação do DIÁRIO DO TURISMO recebeu e agradece o livro enviado pela editora Bela Vista Cultural: “China – Brasil: invenções que mudaram o mundo“.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
O objetivo do livro, e da editora, ficou claro na apresentação, que é apresentar invenções e influências vindas do outro lado do planeta, ressaltando questões como tolerância, respeito e diversidade.
Veja também as mais lidas do DT
Legados chineses
A publicação tem o intuito de apresentar a origem de invenções como o papel, a bússola, a imprensa, o macarrão e a seda, entre outras, as quais são legados chineses que fazem parte, mesmo que despercebidamente, da vida de milhões de brasileiros, além de desmistificar o país asiático, demonstrando como a China influencia o nosso cotidiano por meio de invenções indispensáveis que estão presentes no dia a dia e abordar as semelhanças entre os povos.
Um exemplo é o papel, um elemento substancial, usado pelo mundo inteiro. Em 105 d.C., o eunuco Tsai Lun fez uma mistura com casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas e um composto de fibras vegetais. Bateu os ingredientes até formar uma pasta. Aplicou-a sobre uma tela de pano esticada sobre um bambu e percebeu que ela absorvia muito bem a tinta. Assim surgia o papel.
Brasil e o contexto
O livro aborda o contexto em que o Brasil recebeu diferentes levas de imigrantes chineses e analisa as atuais relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Com prefácio de Daniela Sena, empresária e empreendedora que vive na China desde 2010, ilustrações exclusivas e imagens deslumbrantes, que complementam os textos, a publicação faz parte de uma ação cultural mais abrangente que conta com o patrocínio da CMOC Brasil, por meioda Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e apoio da Lide China.
O projeto editorial inclui ainda uma cartilha educativa, ações educacionais e a doação de livros em escolas públicas, uma exposição fotográfica, um curso para professores e um audiobook visando a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
O livro pode ser adquirido através da loja online da editora:
http://www.belavistacultural.com.br/loja