(Edição do DT com agências)
Uma pesquisa global da consultoria KPMG, feita com 300 executivos de multinacionais americanas, europeias e asiáticas, revela que o Brasil está entre os três países mais atraentes para receber investimentos. O país ficou atrás da China e da Índia, dois países dos Brics.
O setor turístico está se beneficiando dessa remessa. Dados do Banco Central revelam que os investimentos estrangeiros diretos na área aumentaram em 76% nos últimos seis anos: passaram de US$ 119 milhões em 2008 para US$ 210 milhões em 2014.
Veja também as mais lidas do DT
Com o objetivo de atrair mais recursos na área de infraestrutura turística, o Ministério do Turismo articula com outros países rodadas de negócios no exterior. Em eventos internacionais, representantes do Ministério já participaram de seminários nos Estados Unidos, na Rússia e na Alemanha, com o objetivo de atrair investidores para a construção de hotéis, de parques temáticos e atuar em outros segmentos potenciais do setor. Um dos resultados dessas negociações é a vinda de uma grande cadeia de hotéis americana, que este ano deve iniciar suas atividades no Brasil.
A China também está na mira do Ministério do Turismo. Recentemente, o coordenador-geral de Investimento do Ministério do Turismo, Rodrigo Marques, esteve no país a convite do governo chinês para conhecer a realidade do setor de turismo e as potencialidades de negócios entre Brasil e China. Um dos resultados é o planejamento de uma missão empresarial de brasileiros na China até meados do próximo ano.