Agências com Edição do DIÁRIO
O recém criado Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, Preservale, Fundação Cesgranrio e Site Consultoria em Turismo, apresentou no Copacabana Praia um estudo sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Coordenado pelo diretor executivo, Bayard Boiteux, o estudo estima que a cidade receberá 800 mil turistas durante o evento, sendo 500 mil brasileiros e 300 mil estrangeiros. Os turistas internacionais virão da Europa (40%), da América do Norte (20%), da América do Sul (25%), da Asia (9%) e 6% do resto do mundo. Os turistas deverão representar 89 diferentes países e terão um gasto médio diário de USD 250, permanecendo em média 9 dias.
Segundo Boiteux,o evento vai gerar 85 mil novos empregos diretos ou indiretos e vai mobilizar parte da população, que alugou seus imóveis ou ainda quartos em suas residências. A ocupação dos hotéis deverá ser de 80% na Barra, 85% na zona sul, 65% no centro e arredores. A previsão é que 1850 quartos em residências sejam alugados e 850 aptos nos arredores da Vila Olímpica.
Boiteux demonstrou preocupação com o pós-evento, levando em consideração que o governo federal cancelou a campanha promocional e que não há nenhuma ação de marketing efetiva até hoje. Disse que os hotéis após as Olimpíadas na área da Cidade Olímpica e Barra não devem ultrapassar uma ocupação de 35./. , se não houver um esforço de marketing individual.
Na oportunidade, Aloysio Teixeira, presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, elogiou o esforço da Prefeitura com os postos de informações turísticas, cerca de 80 que serão mantidos no evento, assim como o aplicativo Visit Rio. Boiteux disse que 65% dos turistas chegarão ao Rio, por conta própria e é importante que encontrem um ambiente propicio de informação, sinalização e transporte público, que será o melhor meio de locomoção.