(Edição do DT com agências)
A Irlanda é um país que atrai muitos brasileiros para fazer intercâmbio porque é um dos poucos lugares que possibilita que o estrangeiro trabalhe durante o período em que estuda. Porém, o governo irlandês anunciou mudanças no setor que limitam o tempo de visto e de trabalho no país.
As novas regras de estudo e trabalho estabelecidas pelo governo irlandês serão válidas para estudantes que se registrarem junto à imigração do país europeu a partir do dia 1º de outubro de 2015. Dessa data em diante, os estudantes passam a receber um visto para oito meses (não mais um ano), para 25 semanas de curso mais oito semanas de férias.
Os estudantes terão direito a trabalhar 20 horas semanais durante os oito meses de visto. Também poderão solicitar férias e trabalhar até 40 horas semanais entre os meses de maio e agosto e de 15 de dezembro a 15 de janeiro.
Segundo uma pesquisa do governo irlandês, publicada em 2014, o Brasil é o segundo país não europeu com o maior número de residentes na Irlanda, perdendo apenas para a Índia.
De acordo com a gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem, Luiza Vianna, a presença de estrangeiros no país ajuda a desenvolver a economia local. “Contudo, para realizar o intercâmbio é importante procurar uma agência de intercâmbio séria para evitar problemas durante o período no exterior”, explica Luiza.