Cobrança do visto para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses seria retomada no dia 10 de abril, mas governo promete prorrogar o prazo até 2025
REDAÇÃO DO DT
O governo federal quer adiar para abril de 2025 o início da vigência do decreto que exige o visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão que visitarão o Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
A cobrança passaria a vigorar no próximo dia 10 de abril. No entanto, o vice-líder do governo na Câmara, o deputado Alencar Santana (PT-SP), prometeu adiar a cobrança para o próximo ano.
Os deputados votariam um projeto para derrubar o decreto, entretanto um acordo foi feito com a base do governo e o item foi retirado de pauta. Todavia, caso o Planalto não cumpra o acordo, o texto pode ser pautado novamente no dia 9 de abril.
A isenção de visto brasileiro para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses começou a vigorar no ano de 2019, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros em solo brasileiro.
Em janeiro deste ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a criação de um aplicativo para que os turistas dos países citados anteriormente possam requisitar o visto brasileiro de forma eletrônica. A medida seria uma alternativa para amenizar a volta da cobrança do visto.
De acordo com o ministro, o aplicativo apresentou problemas de estabilidade no começo do ano e por isso o governo adiou para 10 de abril a cobrança e o lançamento da ferramenta.
Desse modo, com um novo adiamento praticamente certo, o lançamento do app deve ser novamente adiado.
Leia também: Ainda dá tempo: como brasileiros podem tirar o visto para ir à Copa América?