por Jussara Soares, de Montego Bay (Jamaica)*
Metade dos operadores na 26ª Japex são do Brasil
A Jamaica não tem medido esforços para entrar na lista dos destinos turísticos mais procurados do Caribe pelos brasileiros. Desde de 29 de Maio, operadores de viagens e jornalistas especializados de todo o mundo participaram da 26ª Japex – Jamaica Product Exchange, em Montego Bay. Até a próxima sexta (6), grupos de profissionais da América do Norte, Europa e América Latina circulam por resorts, hotéis e atrações de Montego Bay, Ocho Rios e Kingston, a capital da ilha caribenha.
Veja também as mais lidas do DT
Representantes de sete operadoras do Brasil viajaram a Jamaica a convite da Jamaica Tourist Bord. Eles correspondem a metade dos operadores de todo o mundo que participaram do Japex. “O Brasil segue sendo um mercado importante para a Jamaica. Os dois países têm muitas coisas em comum e é isso que queremos mostrar”, disse ao DIÁRIO DO TURISMO, Alex Pace, diretor para América Latina da Jamaica Tourist Board.
A América Latina corresponde a somente 5% do total de turistas na Jamaica, que tem como principal mercado emissor os Estados Unidos (75%). Deste pequeno percentual, 15% são de brasileiros. Entre os latinos, o Chile lidera com 35% de visitantes.
Sem visto americano
“O número de brasileiros têm aumentado ano a ano desde que há três anos a Copa Air Lines começou a operar a Jamaica, via Pananá. Ou seja, agora os brasileiros – que só viajam pela American Air Lines – não precisam mais de visto americano para visitar a Jamaica”, observou o ministro do Turismo na Jamaica, Edmundo Bartlett.
Durante as Olímpiadas no Rio, a Jamaica, que tem como principal representante o velocista e campeão olímpico Usain Bolt, instalará uma casa para receber jornalistas, turistas e pessoas interessadas em saber mais sobre a Jamaica. A localização do espaço ainda não foi divulgada.
“A Jamaica está em busca do turista brasileiro que vai para Cuba. O destino ainda é desconhecido para os brasileiros, mas há muito potencial. Aqui, no Japex, podemos conhecer a cultura jamaicana por cada região”, observou Elcio Vieira, gerente comercial da operadora InterGlobe Tours.
* A jornalista viajou convidada pelo Ministério do Turismo da Jamaica, com seguro GTA