“No final, tudo dá certo – Manual de sobrevivência de um gringo no Brasil”, este é o nome da coletânea de histórias e anedotas escritas (e vividas) com bom humor por Jean-Claude Razel, alpinista francês e empresário do setor de turismo de aventura que mora no Brasil há mais de 20 anos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
De leitura fácil, divertida, elegante e contundente, a obra traz dicas e atalhos para estrangeiros ávidos para se integrar à nossa cultura e também para brasileiros curiosos em conhecer o ponto de vista de um gringo que se apaixonou pelo país e suas tradições.
Veja também as mais lidas do DT
O primeiro capítulo começa com uma divertida escalada ao Pão de Açúcar, quando o autor, pendurado numa corda duvidosa, cruzou com um carioca gaiato que o desafiou a escolher um time de futebol do Rio para chamar de seu. Tinha que ser o mesmo que o dele, claro. Coisas do Rio… Experiência, aliás, bem diferente dos encontros que o alpinista teve durante as suas centenas de escaladas no Mont Blanc (maior pico da Europa Ocidental) e nas montanhas do Himalaia (as maiores do mundo, na Ásia).
Jean-Claude, que já deu palestras sobre turismo e meio ambiente em dezenas de países, publicou o livro em papel reciclado pela Editora Literatum e conta 14 histórias pelos quatro cantos do Brasil, com referências literárias a Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, e ainda aos gringos que chegaram antes dele, Claude Levy-Strauss e Stefan Zweig.
Autor conta como formou equipe hexacampeã mundial de rafting pelo Brasil
O autor francês, aliás, dentro das suas possibilidades e competências, também deixou a sua marca por aqui: sócio-fundador da Alaya Expedições, foi o primeiro a inaugurar o conceito de arvorismo no Brasil, com um percurso profissional instalado nas árvores do seu parque em Brotas, no interior de São Paulo. E também formou uma equipe de jovens dessa cidade que se consagrou hexacampeã mundial de rafting representando o Brasil. Para descobrir o segredo do sucesso nas correntezas dos rios mundo afora, é preciso se debruçar sobre um dos capítulos do livro.
Além das façanhas e anedotas pitorescas, “No final, tudo dá certo” termina com os “Anexos do Gringo”, com as melhores referências de Jean-Claude Razel colhidas em mais de 20 anos de brasilidade. Inclui playlist, cinemateca, biblioteca e dicionário de A a V (A de acertar na mosca, arregaçar as mangas, armar um barraco, e V de vender seu peixe, viajar na maionese). Depois de tudo, se não deu certo, é porque ainda não terminou. Certo, brasileiros?
O livro está disponível pela Amazon e na loja virtual da Alaya.