João Pessoa firma Termo de Cooperação, em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo, para desenvolver turismo de base comunitária na região
Para estruturar e desenvolver o ecoturismo, turismo de base comunitária e a produção associada ao turismo em áreas da capital com potencial turístico, a Prefeitura de João Pessoa e a Escola Viva Olho do Tempo, localizada em Gramame, assinaram e firmaram Termo de Cooperação Técnica.
Realizada através da Secretaria de Turismo (Setur), a parceria pretende criar atrativos e produtos para ampliar a estadia de turistas que desembarcam em João Pessoa.
Dessa forma, Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa, enfatizou a importância desse projeto, afirmando que esse setor tem sido uma tendência na preferência dos viajantes em vários países do mundo. Inclusive no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
“Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda”, frisou.
João Pessoa firma Termo de Cooperação: saiba mais sobre o turismo comunitário
Além disso, realizado principalmente em comunidades tradicionais, o turismo de base comunitária, são grupos que têm uma cultura diferente da predominante na sociedade e se reconhecem dessa forma.
Quem procura esse tipo de roteiro, geralmente é o turista que está em busca de experiência de viagens mais intensas e diversificadas. Assim, busca conhecer e aprender com comunidades visitadas e presenciar belezas naturais, experimentando-as.
Para Ferdinando Lucena, secretário executivo de Turismo “o turismo de base comunitária vem crescendo muito, já se tornou uma importante atividade econômica em vários destinos brasileiros e é uma forma de empoderar as comunidades na geração de emprego e renda”, afirmou.
“A Setur-JP tem compromisso com o desenvolvimento local e o conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento”, complementou.
“O turismo de experiência e o cicloturismo em Gramame valoriza a pessoa e sua essência, a troca e a conexão, a experiência de vida e as múltiplas visões de mundo vivenciadas com mestres de saberes tradicionais. Adentrando em áreas de Mata Atlântica e as águas tranquilas do Rio Gramame, num mix por paisagens únicas da nossa capital”, afirmou Vivian Maitê, gestora de projetos da Escola Viva Olho do Tempo.
Para saber mais, acesse o Instagram oficial de Turismo de João Pessoa.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.