Julia Lima, presidente da Associação Brasileira de Turismo de Saúde – Abratus, fala ao DIÁRIO

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O turismo de saúde no Brasil tem apresentado um relativo crescimento nos últimos anos. Consultórios, clínicas e hospitais brasileiros vêm constatando o aumento do número de estrangeiros que vêm ao país para realizar procedimentos médicos e odontológicos. Há 20 anos eram os brasileiros que iam ao exterior em busca de tratamentos médicos; hoje o fluxo se inverteu. O DIÁRIO conversou com Julia Lima, presidente da Associação Brasileira de Turismo de Saúde – Abratus: “O segmento de turismo de saúde no Brasil já existe há pelo menos 15 anos e tem um grande potencial, que nós vamos aproveitar”, afirma a executiva. Acompanhe:

REDAÇÃO DO DIÁRIO

DIÁRIO – Em termos percentuais, o turismo de saúde tem aumentado no Brasil? E quais as razões para esse fluxo?

O Brasil ocupa atualmente a posição 22 no ranking mundial Medical Tourism Índex da Global Healthcare Resources, com crescimento de 20% ao ano. Recebemos cerca de 250 mil estrangeiros no país, a procura de tratamentos de vários tipos de complexidades diferentes, incluindo atividades médicas e cirúrgicas, tratamento pré e pós-operatório, terapias, etc.  Isso ocorre porque hoje o Brasil possui referências médicas e instituição acreditadas internacionalmente.

DIÁRIO – Vocês possuem dados mais recentes a respeito do tempo de permanência e dos gastos do turista de saúde no Brasil? (os dados são de 2003). 

O tempo de permanência do turista de saúde é geralmente o dobro do tempo do turista comum. 42,9% deles ficam entre 1 semana e 15 dias, 40,8% ficam entre 2 a 4 semanas e 14,3% ficam mais de um mês; enquanto que no que se refere aos gastos, 26.5% gastam entre 10 mil e 20 mil dólares, 24.5% entre 20 mil e 50 mil dólares, 18.4% entre 5 e 10 mil dólares e 16.3% entre 50 e 100 mil dólares.

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DIÁRIO – Quais são os projetos e ações da Abratus para aumentar o fluxo de turistas no Brasil, e, em especial em São Paulo?

Acabamos de passar por uma reestruturação da diretoria e do corpo deliberativo com o objetivo de vender melhor esse segmento de turismo, que é pouco explorado em nosso país, com foco em atrair ainda mais recursos e alavancar o Brasil mundialmente como destino de saúde. Estaremos presentes nos dois eventos mais importantes do segmento mundialmente para promover nossos destinos: IV Foro Cluster Salud, em Monterrey (México) e no World Medical Tourism Congress, em Orlando (EUA). Além disso, também organizaremos diversos workshops pelo país.

DIÁRIO – De que forma a Abratus pode influenciar a hotelaria para que ela atenda as necessidades dos turistas de saúde?

Estamos abertos à parcerias e discussões com as redes hoteleiras, que tem se mostrado cada vez mais interessadas e dispostas a conhecer e investir mais neste segmento. Nossa forma é mostrar a eles quantos benefícios e vantagens elas podem adquirir ao se prepararem para atender ao turista de saúde, haja visto que ele permanece de uma semana a um mês no local e geralmente com acompanhantes, tendo mais “tempo disponível” para usufruir também do entretenimento e cultura local. Ou seja, todos têm a ganhar.

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