Para diminuir o desperdício de alimentos, o La Torre faz parceria com Comida Invisível e incentiva outras organizações
Uma pauta crescente é o desperdício de alimentos. Então, soluções que ajudem a diminuir essa situação precisam ser cada vez mais colocadas em prática.
Pensando nisso, o Grupo La Torre, que vem adotando com força em sua cultura as boas práticas ESG, fez uma parceria com a iniciativa Comida Invisível. Assim, para dar um basta no desperdício de alimentos em seus empreendimentos.
La Torre faz parceria com Cidade Invisível: veja como a plataforma funciona
Atualmente, cerca de 30% de todo alimento que é produzido no mundo é desperdiçado. Isso equivale a mais de 4 bilhões de geladeiras repletas de comida. Já no Brasil, são desperdiçados 26 milhões de toneladas de alimento todo ano, enquanto 33 milhões de pessoas passam fome.
Diante desse cenário, o Grupo La Torre acredita que é importante o engajamento de outras empresas e organizações em projetos como o Comida Invisível. Isso porque esse projeto conecta alimentos que perderam o valor comercial com quem precisa.
Para isso, a startup de governança social e ambiental, disponibiliza um aplicativo. Nele, o doador cadastra o alimento que quer doar e logo após vincula a região que gostaria de destinar. Assim, a plataforma indica receptores que estão mais próximos dele.
Assim, são atendidas pessoas em vulnerabilidade social. Entre elas, ONGs, entidades assistenciais e associações comunitárias, que são notificadas da doação para que ela seja retirada ou recebida.
Inclusive, a FAO/ONU com selo Save Food e o selo Wise Waste Cities considerou a iniciativa como uma das 20 soluções mais inovadoras no combate ao desperdício de alimentos no mundo. Veja o vídeo oficial da palataforma Comida Invisível.
Lei de Doação de Alimentos incentiva empresas na doação
Em 2020 entrou em vigor a Lei 14.016/20, conhecida como a Lei de Doação de Alimentos. Ela incentiva os estabelecimentos a doarem alimentos excedentes. Se antes, muitas empresas tinham medo de doar, hoje essa lei garante segurança ao doador. Diante disso, estabelecimentos que produzem ou fornecem alimentos estão autorizados a doar alimentos in natura. Assim como produtos industrializados e refeições prontas para o consumo.
Então, hotéis, restaurantes, supermercados, indústrias (pessoa física ou jurídica) podem doar alimentos através da Comida Invisível. Para isso, é preciso cumprir os critérios de responsabilidade no que se refere à correta manipulação e armazenamento dos alimentos.
Veja também as mais lidas do DT
La Torre faz parceria com Cidade Invisível e já doou 300 refeições
A primeira instituição que recebeu doação do Resort La Torre, é a Nutrivida. Ela é uma Organização Não Governamental (ONG), que localiza-se no distrito de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália-BA.
Além disso, ela disponibiliza acompanhamento pedagógico para 120 crianças, cinco dias por semana, com duas refeições diárias.
Ainda, em menos de 10 dias, o La Torre já contabilizou quase 300 refeições doadas na plataforma. Isso rendeu ao grupo o selo “Empresa Consciente no Combate ao Desperdício”.
De acordo com Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “diminuir o desperdício, acabar com a insegurança alimentar e reduzir as emissões de carbono são atitudes necessárias”. “Eu acredito fortemente que a tecnologia deve estar a serviço do humano para a construção de uma economia sustentável, circular e uma sociedade mais justa e inclusiva” finalizou.
Ele ainda convida empreendedores, produtores rurais e ONGs de Porto Seguro a conhecer o trabalho dessa startup e se conectar a essa ação solidária.
Faça parte do Comida Invisível
Você também pode fazer parte da Comida Invisível e engajar as pessoas ao seu redor!
Juntos, é possível colocar um fim no desperdício de alimentos, na fome e ainda cuidar do meio ambiente.
Para isso, acesse o link do aplicativo e saiba como fazer parte dessa história que pode mudar a realidade em Porto Seguro
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.