MRO — A Latam acaba de dar um passo estratégico rumo ao fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira com a inauguração do Hangar 9 em seu centro de manutenção (MRO), localizado em São Carlos, interior de São Paulo. A nova estrutura, construída em tempo recorde de dez meses, representa o maior investimento da companhia na unidade nos últimos dez anos, somando R$ 40 milhões e criando 300 empregos diretos.
DA REDAÇÃO com assessorias
Projetado para receber os jatos Boeing 787 Dreamliner e ampliar a capacidade de pintura de aeronaves de grande porte, o Hangar 9 também permitirá a manutenção simultânea de até três Airbus A320. A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e executivos da Latam Brasil, reforçando o prestígio da operação. Em nota, a companhia destacou que o MRO de São Carlos é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, reconhecido como referência internacional.
Para Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, o novo hangar “consolida São Carlos como um verdadeiro polo de desenvolvimento aeroespacial do Brasil”, reunindo inovação tecnológica, mão de obra qualificada e uma infraestrutura de excelência.
Com o novo hangar, as revisões pesadas dos Boeing 787 passam a ser feitas no Brasil, substituindo serviços anteriormente realizados no exterior. A mudança proporciona maior agilidade operacional, redução de custos e incremento na competitividade. A estrutura inclui inovações como drones para inspeção externa e carrinhos autônomos para a logística interna, otimizando os processos de manutenção.
Escola de Mecânicos: formação de excelência
A Latam também aposta no futuro da aviação com a sua Escola de Mecânicos, única do país certificada pela Anac para formar profissionais de manutenção aeronáutica. Inaugurada em dezembro de 2024, a escola abriu suas primeiras vagas externas em agosto de 2025, recebendo mais de 1,7 mil inscrições para apenas 20 posições. A alta demanda resultou na criação de uma turma adicional, totalizando 80 alunos — dos quais 44% são mulheres.
Infraestrutura de ponta no maior MRO da América do Sul
Em funcionamento desde 2001, o MRO de São Carlos ocupa uma área de 95 mil m², abriga nove hangares, 22 oficinas e emprega cerca de 2 mil profissionais. O centro realiza mais de 60% das manutenções da frota Latam e é homologado por autoridades internacionais como a Easa (Europa), FAA (EUA) e DGAC (Chile). Desde 2019, o uso de drones com inteligência artificial transformou o processo de inspeção externa, tornando-o 12 vezes mais rápido e totalmente digital.
O complexo segue recebendo aportes significativos: além do Hangar 9 e da Escola de Mecânicos, está em andamento um projeto de R$ 78 milhões para a criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A chegada dos jatos Embraer E195-E2 em 2026 deve fortalecer ainda mais São Carlos como epicentro do setor aeroespacial brasileiro.
A estratégia da Latam de internalizar serviços de alta complexidade reflete um movimento de repatriação tecnológica que impulsiona a cadeia produtiva local, reduz a dependência de operações no exterior e posiciona o Brasil como protagonista regional em manutenção aeronáutica.