Para atender à demanda de 11,3 mil passageiros durante o maior feriado prolongado do Brasil, a LATAM optou por aumentar em 12,6% o total de voos programados entre 27 de fevereiro e 1º de março, focando nos três principais destinos do Carnaval 2025: Salvador, Recife e Rio de Janeiro. As alterações em relação à semana anterior, que apresenta operações regulares, foram elaboradas para as rotas Guarulhos-Galeão, Congonhas-Salvador, Galeão-Salvador e Congonhas-Recife. Através dos aeroportos paulistanos (Guarulhos e Congonhas), a LATAM oferece conexões para mais de 50 cidades em todo o Brasil.
Segundo nota enviada pela assessoria da LATAM ao DIÁRIO DO TURISMO, outro destaque é a operação extra da LATAM para o retorno do feriado. Para a Quarta-Feira de Cinzas, em 5 de março, a companhia programou um aumento de 13% nas rotas que levarão os passageiros de volta para casa, na comparação com a semana anterior.
“O cliente está bem servido com a nossa malha aérea fortalecida para o Carnaval 2025. Além de sermos a empresa que mais criou assentos no Brasil nos últimos dois anos, estamos voando para 52 aeroportos no país, a maior rede da nossa história”, analisa Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Mais aviões
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
Mais voos e assentos
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Mais funcionários e capacitação
O número de funcionários da LATAM no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a LATAM deu início às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País.
Mais clientes
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, e fechou o ano liderando o setor aéreo internacional do Brasil com 23,6% de participação de mercado (RPK**), também segundo a Anac.
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.