LATAM lidera mercado aéreo brasileiro no 1° semestre de 2024

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LATAM obteve 23,6% de participação do mercado internacional no acumulado dos seis primeiros meses do ano

EDIÇÃO DO DT com agências


A LATAM acaba de ser confirmada como a companhia líder do setor aéreo do Brasil no primeiro semestre de 2024, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados nesta segunda-feira, 22 de julho. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, ao todo, a companhia obteve quase 40% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no acumulado dos seis primeiros meses do ano. Na operação internacional, a empresa também lidera com 23,6% do total de participação (RPK*) nos voos ligando o Brasil a outros países.

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Os números de junho divulgados pela própria LATAM já haviam sinalizado que o volume acumulado no semestre da operação brasileira cresceu 5,6% com relação a 2023, na comparação com o mesmo mês de 2023. De acordo com a ANAC, a participação (RPK*) da companhia no mercado doméstico brasileiro foi de 37,27% no mês de junho.

“Os resultados do primeiro semestre reforçam o ano promissor da LATAM no Brasil, com um crescimento significativo na demanda e oferta. Continuamos empenhados em ampliar a capacidade da aviação brasileira e facilitar o acesso à aviação em todo o país”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

LATAM Cargo também cresce no primeiro semestre do ano 

As cargas internacionais transportadas pela LATAM Cargo durante os seis primeiros meses do ano obtiveram um crescimento de 19,4%*** quando comparado com o mesmo período de 2023, o que reforça a liderança da afiliada de cargas do grupo LATAM no mercado internacional de cargas no Brasil. Foram mais de 98,4 mil toneladas transportadas entre o País e o exterior contra 82,4 mil no primeiro semestre de 2024.

Desde o fim do ano passado, a LATAM Cargo inaugurou três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos (2 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (iniciou com 2 e agora conta com 3 voos semanais), além de ampliar de 2 para 3 a quantidade de voos semanais na rota Miami-Florianópolis. Já em abril deste ano, a companhia deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, que possui dois voos semanais e facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina.

Já no mercado doméstico, a operação de cargas apresenta um crescimento de 12,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2023. Foram mais de 61,8 mil toneladas de cargas transportadas dentro do Brasil contra 54,9 mil no ano passado.

A LATAM Cargo também vem investindo em seu mercado doméstico brasileiro. Em abril deste ano, inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. Já em maio, foi inaugurada a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK****) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril. Em julho, começou a transportar cargas no compartimento inferior das aeronaves que operam voos de passageiros de/para Vitória da Conquista, sendo o quarto aeroporto a contar com operações cargueiras da empresa na Bahia, depois de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
**ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos
***Considera todas as afiliadas de cargas do grupo LATAM com atuação no Brasil: LATAM Brasil, ABSA, Chile, Cargo, Colômbia, Equador, Peru e Mercosul.
****ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

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