A LATAM é a única companhia aérea na América do Sul qualificada para remoção de aeronaves danificadas
REDAÇÃO com agências –
A LATAM Airlines Brasil e o RIOgaleão realizam o treinamento e simulado de remoção de aeronaves danificadas em solo no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 9 de novembro.
O simulado faz parte do processo de certificação da IATP (International Airliners Technical Pool), uma associação de cooperação que reúne empresas aéreas de todo o mundo para auxílio do equipamento e da equipe no resgate de aeronaves. A LATAM possui treinamento e é certificada nesse tipo de remoção no Brasil e na América do Sul.
A equipe de especialistas que participa do exercício é chamada de Recovery Team, foi formada em 2008 e é composta por profissionais da LATAM especializados na remoção de aeronaves com restrições de movimentação em pistas de pousos e decolagens ou em locais remotos.
Veja também as mais lidas do DT
O processo
Para executar o trabalho, o grupo dispõe de um conjunto de equipamentos para remoção de aeronaves, conhecido como Recovery Kit, capaz de deslocar aeronaves com até 150 toneladas, que abarca a maior parte dos aviões operados atualmente.
O treinamento possui parte teórica e prática, abrangendo diferentes cenários de recuperação do avião, as instruções de segurança, o cálculo do centro de gravidade e as técnicas de elevação das aeronaves.