Bairro histórico que fica no coração de Paris, entre o 3º e 4º arrondissements, o Marais é muito popular entre turistas e parisienses. O Marais tem uma localização ótima na capital francesa para quem quer circular entre museus, galerias de arte, lojas e centros comerciais, e ainda curtir bons cafés e restaurantes.
A história do bairro está diretamente ligada à trajetória da nobreza até o século XIX. Após esse período, Marais passou a ser ocupado pela comunidade judaica, que está presente por lá até os dias de hoje.
Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT
Hospedagem
Hoje é, sem dúvida, um bairro turístico e escolhido também para se hospedar. E a primeira dica é onde ficar no Marais. Conhecemos e nos encantamos pelo Le Grand Mazarin, um hotel vibrante e colorido como o bairro. Localizado na esquina da rue des Archives com a rue de la Verrerie, esse é o primeiro hotel urbano da coleção Maisons Pariente de hotéis cinco estrelas.
Veja também as mais lidas do DT
A decoração elegante do hotel é do designer de interiores sueco Martin Brudnizki. O Le Grand Mazarin mescla o refinado classicismo francês com um toque moderno e colorido. Tem 61 quartos, incluindo 14 suítes, e seu estilo lembra um salão literário à moda antiga. O hotel conta com um charmoso bar, uma bem equipada sala de ginástica e uma piscina interna e jacuzzi aquecidas, num espaço muito exclusivo e charmoso.
Uma experiência a se destacar no hotel é o seu restaurante Boubalé. Aberto também a não hóspedes, e mediante reserva ( sempre recomendado), o restaurante apresenta culinária mediterrânea, com toques picantes e receitas tradicionais da Turquia. Com uma decoração única, cool e vibrante, o Boubalé oferece pratos extravagantes como o seu pão Challah, servido com tahini; um prato de cérebro de vitela com molho de galinha; ou ainda um delicioso mousse de chocolate servido com azeite e flor de sal, para finalizar um bom jantar. A carta de drinks impressiona e há boas opções de coquetéis autorais.
Construções históricas no bairro
E no bairro Le Marais passear sem roteiro pré determinado é uma ótima opção para fazer boas descobertas. Você poderá ver desde construções antigas dos séculos XVII e XVIII, até lojas de marcas famosas e centros comerciais famosos como a BHV Marais (uma loja de departamentos com marcas de luxo, livros, decoração, e utensílios de cozinha) e bem próximo está também o famoso Samaritaine, onde também se encontram grandes marcas. Esse espaço reabriu em 2021, tem dez andares, lojas de grifes e charmosas casas de chás.
Nos arredores do bairro se destaca a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada de Paris. Ela foi construída no início do século XVII, pelo rei Henry IV, para comemorar o noivado entre Luís XIII e Ana da Áustria. Muitas personalidades ja moraram no seu entorno e fica ali a Maison Victor Hugo, espaço cultural gratuito onde morou por 16 anos o famoso escritor , autor de Les Miserables e O Corcunda de Notre Dame. Após uma visita à casa não deixe de passear pela praça e pelas galerias de arte e cafés que ficam a sua volta.
Outro prédio do bairro do Marais que chama a atenção é o Hotel de Ville, sede da prefeitura e demais instituições municipais de Paris desde 1357. Nesse ano o prédio conta também com um espaço dedicado à registro das olimpíadas de Paris 2024, assim como uma loja de souveniers oficiais.
Num passeio pelo bairro mais um atrativo sempre observado: a Torre Saint-Jacques. Ela é uma das 4 torres oficiais de Paris e única parte que restou da Igreja Saint-Jacques-de-la-Boucherie, que era uma reverência a São Tiago, apóstolo de Jesus, e foi destruída em 1797. A torre é um dos pontos de partida franceses para o Caminho de Santiago de Compostela.
Museus
Passeando por Marais não deixe de colocar em seu roteiro uma visita aos museus do bairro. Vale destacar que ali também você está pertinho da Catedral de Notre Dame e da Sainte-Chapelle, que merecem a visita.
A primeira dica é o Museu Picasso, que fica em um belíssimo prédio do século XV, no Hôtel Salé, e expõe mais de cinco mil obras do artista espanhol que viveu por muito tempo na França. Todo o acervo do museu foi doado pelos herdeiros do pintor ao Estado Francês. Além de dois andares sobre Picasso, o museu abriga frequentemente importantes exposições temporárias.
Um outro importante museu do bairro é o Centro Pompidou, dedicado à arte moderna e contemporânea. Do alto de seu prédio se tem uma incrível vista da cidade, inclusive para a Torre Eiffel.
Outra parada a fazer no Marais é no Museu Carnavalet, que conta a história de Paris. Inaugurado em 1880, o Museu Carnavalet tem acesso gratuito e apresenta pinturas, esculturas e peças da Idade Média, entre outros períodos, como, por exemplo, a Revolução Francesa.