Abertura de Tianguis revoluciona e emociona com pessoas especiais representando os estados do México

Todos os conceitos da economia de mercado sustentados pelo discurso da beleza, da força, do glamour e muitas vezes do egoísmo foram jogados por terra na abertura do 45º Tianguis Turístico, em Mérida, Yucatán, nesta quarta-feira (17).

Por Paulo Atzingen (De Mérida, Yucatán) – O jornalista viaja com seguro GTA


Os grandes eventos antes da pandemia – de turismo ou não – marcaram tendências e deixaram sua assinatura por meio de invenções tecnológicas da robótica ou da realidade aumentada, shows pirotécnicos, canhões com luzes e sons amplificados, grandes e longos discursos de autoridades com o objetivo único de impactar e impressionar os participantes.

Na abertura oficial do Tianguis, aqui em Mérida, é claro, tivemos diversas demonstrações de um país que se posiciona na vanguarda das tendências globais – e antes da pandemia recebia 32 milhões de turistas do mundo. Ao inaugurar um novo período da economia do México pós-pandêmico – os organizadores do evento incluíram na apresentação o desfile de 32 pessoas com algum tipo de deficiência, simbolizando, cada uma, um estado mexicano além da capital federal, a Cidade do México.

É uma espécie de resposta – contundente diga-se – que o México – em especial o governo de Yucatán – apresenta ao mundo que teima em ignorar segmentos étnicos, raças, pessoas diferentes e com outros padrões que não seguem a cartilha do status quo. O México, ao contrário, com essa demonstração na abertura do Tianguis, deixa claro sua posição em defesa de mais inserção, maior participação social e com os direitos constitucionais respeitados.

A seguir, entrevistamos Gloria Torruco, presidente do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF), de Cancun, que levou a proposta aos organizadores e teve a ideia aceita.

O desfile dos estados aconteceu durante a abertura solene

- Advertisement -

O desfile dos estados aconteceu durante a abertura solene

O desfile dos estados aconteceu durante a abertura solene

DIÁRIO – De onde surgiu essa ideia de trazer para a abertura do Tianguis pessoas com necessidades especiais?

Sou Gloria Torruco tenho trabalhado há 9 anos com a inclusão, tenho uma filha com Síndrome de Down; ela me motivou a abrir uma Fundação e desde então venho trabalhado pela inclusão. O fato do Secretário de Turismo ter uma neta e eu ter uma filha com Síndrome de Down foi um fato importante que para que a gente aproveitasse a sua passagem pela Secretaria de Turismo.

DIÁRIO – O que é Tianguis Turístico Inteligente?

O primeiro Tianguis Turístico Inteligente é viver para promover o México, é viver de modo inteligente, pois há imagens da diversidade, e a ideia dos trajes típicos nos estantes, de poder  mostrar as trinta e duas nações com seus trajes típicos sendo usados por pessoas com deficiência e sobretudo com diversidades. Pois há tamanhos pequenos, grandes e vários tipos de deficiências, Síndrome de Down, deficiência intelectual, paralisia, que estão presentes no evento. Todos estão orgulhosos de vestir o traje típico e com isso mostrar que o México está se preparado para ser um país com inclusão.

Que isto seja um divisor de águas para que a partir deste momento todos os eventos turísticos do México tenha inclusão e convidamos o mundo inteiro para que seja acolhedor com os portadores de necessidades especiais, pois todos nós merecemos o turismo, mas um turismo para todos. (Glória Torruco)

DIÁRIO – Como o México pretende fomentar o Turismo com inclusão?

Vamos receber todos os turistas com dignidade, pois merecem o melhor que podemos oferecer, com amor e inclusão e sobretudo com uma cultura a favor dos deficientes. Fomentar nosso país, pois nós mexicanos somos pessoas com grande coração, e agora estamos prontos para preparar o México. Que isto seja um divisor de águas para que a partir deste momento todos os eventos turísticos do México tenha inclusão e convidamos o mundo inteiro para que seja acolhedor com os portadores de necessidades especiais, pois todos nós merecemos o turismo, mas um turismo para todos.

O desfile dos estados aconteceu durante a abertura solene


Glória Torruco auxilia famílias que possuem crianças com Síndrome de Down. Possui uma fundação, em Cancun, com 70 crianças pequenas com deficiência e mais de 150 assistidos no El Espacio de Michelle (Cancun)


*Paulo Atzingen viaja a convite da organização do evento

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing