Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o conclave realizado na Capela Sistina anunciou a eleição do 267º sucessor de São Pedro. A tradicional fumaça branca surgiu às 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso após quatro votações.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
O escolhido é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV. Natural de Chicago, Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e também possui cidadania peruana, adquirida durante sua missão como agostiniano no Peru, iniciada em 1985.
Após aceitar sua eleição, o novo Papa dirigiu-se à “Sala das Lágrimas”, onde vestiu os paramentos papais. Em seguida, foi apresentado ao mundo pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamou o tradicional “Habemus Papam” da varanda central da Basílica de São Pedro.
Leão XIV é reconhecido por sua postura moderada e habilidade em construir pontes, características que o destacaram como um dos principais candidatos ao papado. Especialistas apontam sua inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana como qualidades essenciais para liderar a Igreja Católica neste momento.
A eleição de Leão XIV ocorre 17 dias após o falecimento do Papa Francisco, em 21 de abril, aos 88 anos. A escolha rápida do novo pontífice reflete a tradição recente de conclaves curtos, como os que elegeram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013, ambos no segundo dia de votação.
A Praça de São Pedro foi tomada por uma multidão de fiéis que celebraram com emoção a chegada do novo líder da Igreja Católica. Leão XIV terá a missão de conduzir a Igreja em tempos desafiadores, promovendo a unidade e enfrentando questões complexas que permeiam a sociedade contemporânea.