Lilian Santos e Alberto Fajerman, da Gol, falam ao DIÁRIO

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REDAÇÃO DO DT

Parcerias, investimentos em novas tecnologias e check-in pelo Twitter. Estas são algumas das novidades recentes que a Gol Linhas Aéreas apresentou ao mercado. Para entender melhor as mudanças, o DIÁRIO entrevistou a gerente de Marketing Digital e E-commerce da companhia, Lilian Santos Faria, e o diretor executivo de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Gol, Alberto Fajerman. Confira:

DIÁRIO – Recentemente foi lançado o check-in através do Twitter. Como isso vai funcionar. De onde veio a ideia?

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LILIAN SANTOS – Os passos para fazer o check-in pela plataforma são simples e rápidos. Após acessar uma conta do Twitter, e ser seguidor da empresa no @voeGOLoficial, basta fazer um “tuíte” na timeline com a hashtag #GOLcheckin, que automaticamente aparecerá uma mensagem privada pedindo ao cliente o código localizador da passagem.

Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho (ida ou volta), que se deseja realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in.

Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade, carteira de habilitação ou passaporte, para os voos internacionais.

O próximo passo é a escolha do assento, que, da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra. Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.  A solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais

Escolhemos o Twitter para dar mais uma opção aos clientes de escolherem a forma que melhor atende o seu momento de viagem, com o objetivo de proporcionar assim mais mobilidade, conveniência e agilidade aos procedimentos de apresentação do passageiro antes mesmo de chegar ao aeroporto para o embarque.

DIÁRIO – A companhia tem feito parcerias com companhias para seus canais de vendas, como a Air France KLM para a Alemanha. Existem planos para outros destinos? E com outras companhias?

Alberto Fajerman, diretor executivo de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Gol. (Foto: divulgação)
Alberto Fajerman, diretor executivo de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Gol. (Foto: divulgação)

ALBERTO FAJERMAN – Os acordos de parceria estão alinhados com a estratégia da Gol de buscar alianças que ampliem a oferta de destinos e aprimorem os benefícios e oportunidades para os clientes. Além disso, do ponto de vista do negócio, as parcerias permitem não só a conquista de novas receitas e mercados, mas sinergias com grande potencial de redução de custos operacionais.

Estamos constantemente em contato com outras companhias aéreas para analisar novas oportunidades e estas parcerias estratégicas com certeza continuarão sendo fortalecidas ao longo dos anos.

Hoje a Gol disponibiliza 12 acordos de codeshare e mais de 70 de interline, entre eles os acordos estratégicos com a Delta Air Lines e Air France KLM, assinados em 2011 e 2014, respectivamente.

 

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