Livro aborda as relações de poder em tempos de fake news e Covid-19

Continua depois da publicidade

O poder que permeia as relações sociais em todas as esferas – Estado e cidadão, empregado e empregador, fornecedor e consumidor, pais e filhos, professor e aluno, sacerdote e crente etc. – e sua intensidade (se abusivo revela injustiças e improbidades e se exercido com sabedoria proporciona crescimento e igualdade) é terreno fértil para estudos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Amplamente explorado nas disciplinas do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UNICURITIBA, o tema é o fio condutor do livro “Poder nas Relações Sociais”, que será lançado na quarta-feira (10/3), em evento online das 18h às 19h com transmissão pelo https://animaeducacao.zoom.us/j/88256633110

Veja também as mais lidas do DT

A obra conta com artigos de professores, egressos e discentes – mestrandos do Centro Universitário Curitiba – e foi organizada pelos professores Eduardo Milléo Baracat, da disciplina de Direito das Relações de Trabalho e Inclusão Social, e Luiz Eduardo Gunther, das aulas de Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial.

Com 510 páginas, “Poder nas Relações Sociais” (NCA Editora – Selo Livros Legais – R$ 97,73) pode ser adquirido em https://livroslegais.com.br/.

De acordo com o professor Eduardo Baracat, doutor em Direito e Juiz do Trabalho em Curitiba, o poder é um aspecto da realidade social que nunca pode ser desprezado. Ao contrário, deve ser permanentemente estudado e compreendido, porque se transforma ao se defrontar com novas realidades sociais.

“É o que se percebe, por exemplo, em relação ao poder de controle do empregador sobre o empregado, que sofreu variações com o surgimento de novas tecnologias, como a internet e o e-mail, ou, ainda, o poder decorrente das fake news e seu impacto sobre o eleitor e sobre a própria democracia”, comenta.

No livro, os autores estruturaram o trabalho em seis grandes temáticas. Na primeira estão agrupados os estudos que investigam as relações entre poder e trabalho, em particular o trabalho subordinado. Na segunda parte, o foco são as relações entre o Estado e o criminalmente acusado ou condenado.

A interface entre o poder e a corrupção, com ênfase no estudo do compliance como mecanismo para coibir práticas de improbidade no âmbito das grandes corporações, está concentrada na terceira parte do livro. Em seguida estão as investigações sobre os limites do poder de polícia no âmbito da pandemia do COVID-19.

Na quinta parte da obra os autores analisam os impactos das fake news nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. E, por fim, tratam da eficácia dos benefícios fiscais concedidos pela União ao setor privado para o combate da pandemia do COVID-19.


SERVIÇO

  • O quê: lançamento do livro “Poder nas Relações Sociais” (NCA Editora – Selo Livros Legais – 510 páginas – R$ 97,73)
  • Quando: 10/3, das 18h às 19h
  • Onde: online em https://animaeducacao.zoom.us/j/88256633110
  • Quem: discentes e professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UNICURITIBA
  • Onde comprar: https://livroslegais.com.br/
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade