terça-feira, abril 22, 2025
InícioBlog do DiárioLivro 'Travessias' de Fábio Steinberg retrata dramas e esperanças...

Livro ‘Travessias’ de Fábio Steinberg retrata dramas e esperanças de imigrantes no Brasil

Em “Travessias”, o escritor e jornalista Fábio Steinberg dá voz aos caminhos tortuosos e emocionais de imigrantes que deixaram tudo para trás em busca de um novo recomeço no Brasil.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A obra, que se passa entre as Grandes Guerras do século XX, é um retrato delicado e poderoso das dificuldades, sonhos e reinvenções de estrangeiros que enfrentaram o desconhecido com coragem e dignidade.

“Todo mundo, de alguma forma, vive ou é fruto de travessias. Todo mundo é neto ou bisneto de imigrantes”, reflete Fábio. “Por isso, homenageio os anônimos, aqueles que vieram em navios em condições terríveis. Muitos das novas gerações nem sabem quem foram, mas se estamos aqui hoje, é porque essas pessoas se sacrificaram por nós no passado.”

Entre o carnaval carioca e a dor do exílio

O contraste cultural é vivido intensamente por Natan, um dos três narradores da história, que desembarca na Baía de Guanabara em pleno Carnaval. “Enquanto os cariocas dançavam e desfilavam com roupas coloridas, nós parecíamos fantasmas. Roupas escuras, semblantes sérios. Era como se estivéssemos fora do compasso.”

A partir de sua perspectiva, o leitor é levado ao impacto da chegada a um país desconhecido, onde o calor tropical e a alegria festiva colidem com o peso da dor, das perdas e da necessidade de adaptação.

Travessias
F[abio Steomberg (Crédito: divulgação)

Três vozes, um destino compartilhado

Além de Natan, a narrativa é conduzida por Hana, uma mulher culta de Varsóvia que, ao casar-se sem amor, muda-se para São Paulo com o marido e duas filhas. Uma delas, Rivka, é a terceira narradora e, por meio de seu diário, revela as pequenas batalhas do cotidiano.

“Papai um dia entrou num botequim morrendo de sede. Tentou pedir água, mas não sabia como. Fez um gesto com a mão, o atendente lhe trouxe cachaça. Ele engoliu de um trago e saiu correndo, suando e chorando, sob o riso dos outros. Era só mais um gringo tentando se virar”, narra Rivka com ternura e humor.

Identidade, resistência e pertencimento

Cada personagem representa um ponto de tensão entre passado e futuro, tradição e modernidade. Hana é resignada, preocupada com a moral da família. Rivka deseja liberdade, mas sente o peso da herança cultural. Natan, criado na pobreza, busca dignidade e encontra na advocacia um caminho para ajudar sua comunidade.

Com capítulos breves e linguagem acessível, “Travessias” emociona ao iluminar histórias de pessoas comuns que enfrentaram medos, preconceitos e desafios para deixar um legado. É uma celebração da diversidade e um lembrete do valor da memória e da solidariedade.

FICHA TÉCNICA

Título: Travessias
Subtítulo: Aventuras e desventuras de Famílias Imigrantes
Autor: Fábio Steinberg
Editora: Ipê das Letras
ISBN: 978-65-5239-163-6
Páginas: 413
Preço: R$ 67 (físico) | R$ 25 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Livraria da Vila | Ipê das Letras

Sobre o autor: Fabio Steinberg é autor dos livros “Ficções reais”, “Viagem de negócios”, “O maestro” e Travessias. Formado em Administração e Jornalismo, teve uma extensa carreira como executivo de comunicação em grandes empresas, foi colunista e colaborador de jornais, além de consultor empresarial. Filho de imigrantes, nasceu no Rio de Janeiro e atualmente vive em Itu, em São Paulo.

 

LEIA TAMBÉM:

Anne with an E: uma viagem para guardar para sempre

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque