Logo Turespaña é considerado um dos clássicos da história

Continua depois da publicidade

O livro “TM: the untold stories behind 29 classic logos” (as histórias não contadas por trás de 29 logotipos clássicos), que conta a história do desenvolvimento, design e propósito de logotipos que se tornaram marcas reconhecidas mundialmente, como a Coca-Cola, por exemplo, considerou o Sol de Miró, identidade corporativa do Turespaña, um dos mais perduráveis do mundo.

O Sol de Miró foi o primeiro símbolo abstrato utilizado para identificar um país. Mark Sinclair, autor do livro, conta que as letras da para “Espanha” foram tiradas de um pôster que o artista Joan Miró criou para a Copa do Mundo de 1982 e o sol e a estrela foram retirados de um pôster da Fundação Maeght, de 1968. Segundo o livro, Miró não quis cobrar os direitos autorais da criação, afirmando que “para o Rei e o Governo, tudo grátis”.

Joan Miró passava por problemas de saúde, na época, e faleceu em dezembro de 1983. Ele não teve a chance de ver o logotipo nas campanhas turísticas do Turespaña, que iniciaram com a nova identidade em 1984.

Veja também as mais lidas do DT

AV

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade