O livro “TM: the untold stories behind 29 classic logos” (as histórias não contadas por trás de 29 logotipos clássicos), que conta a história do desenvolvimento, design e propósito de logotipos que se tornaram marcas reconhecidas mundialmente, como a Coca-Cola, por exemplo, considerou o Sol de Miró, identidade corporativa do Turespaña, um dos mais perduráveis do mundo.
O Sol de Miró foi o primeiro símbolo abstrato utilizado para identificar um país. Mark Sinclair, autor do livro, conta que as letras da para “Espanha” foram tiradas de um pôster que o artista Joan Miró criou para a Copa do Mundo de 1982 e o sol e a estrela foram retirados de um pôster da Fundação Maeght, de 1968. Segundo o livro, Miró não quis cobrar os direitos autorais da criação, afirmando que “para o Rei e o Governo, tudo grátis”.
Joan Miró passava por problemas de saúde, na época, e faleceu em dezembro de 1983. Ele não teve a chance de ver o logotipo nas campanhas turísticas do Turespaña, que iniciaram com a nova identidade em 1984.
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AV