Levantamento da Delta Economics leva em conta o grau de adaptação de uma cidade a novos rumos de desenvolvimento.
Redação do DIÁRIO
A cidade de Santos acaba de ser apontada como a melhor cidade do país com foco para atração de investidores, segundo levantamento da Delta Economics divulgado nesta terça-feira (8). O estudo se baseia em mais de 70 indicadores, seguindo eixos principais em governança, saúde, educação, segurança e inclusão digital.
A responsável pelo estudo, a Delta Economics, levou em conta um quesito até certo ponto inovador: o grau de adaptação de uma cidade a novos rumos de desenvolvimento.
Veja também as mais lidas do DT
“A capacidade de adaptação das cidades e regiões é um dos elementos mais importantes na definição da trajetória de desenvolvimento do país”, informa o estudo.
Dentro desse conceito, Santos ocupa a primeira posição entre os cem melhores municípios, à frente de Belo Horizonte e Jundiaí. É a segunda vez que essas cidades despontam nas primeiras colocações.
O DIÁRIO ouviu o secretário de turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães sobre esta distinção da cidade: “Santos vive um momento em que o atual governo faz planejamento e busca a inovação. A cidade está se consolidando através de inúmeros projetos e ações que visam a adaptar a cidade aos novos clientes, às novas perspectivas para a economia, a partir da questão do pré sal e da modernização do porto”, afirma Guimarães ao DT.
Mais de 4 mil leitos
Mesmo considerando as grandes limitações de recursos públicos, o secretário ainda assim adianta que foram dados bons passos nos últimos anos: “Temos conseguido grandes avanços. A indústria da construção civil expandiu bastante. A rede hoteleira está em uma fase importante de crescimento. Nós, nos últimos três anos, dobramos a nossa capacidade e temos hoje 4.350 leitos e só este ano estamos inaugurando três novos hotéis e temos mais oito projetos em andamento, inclusive, são todos hotéis de rede e bandeiras internacionais”, afirmou ao DT. “Estamos fazendo a lição de casa na questão de infraestrutura, saúde, segurança”, emendou.
Entre as 20 melhores cidades, segundo o estudo da Delta, figuram as capitais Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo, Vitória e Brasília.
Na visão da consultoria, a capacidade de adaptação de uma cidade é determinante para seu desenvolvimento, pois as empresas investidoras veem com bons olhos solidez da administração municipal, atualizações de planos urbanos estratégicos e criação de incentivos ao setor produtivo, entre outros.
No caso de Santos, a cidade conseguiu assegurar para este ano e meados de 2016 o maior volume de investimentos em obras dos últimos 50 anos, com renovação da rede de saúde, instalação de um novo hospital na cidade e início das obras de reformulação da entrada da cidade, um projeto dos anos de 1970, e meta de manter 51% de seus alunos em tempo integral nas escolas.
Segurança
A cidade, também de grande potencial turístico, já dispõe de mais de 510 câmeras de segurança de alta qualidade, com cobertura total na orla, sem pontos cegos. “Atualmente a cobertura por câmeras é bastante ampla, especialmente nas áreas da orla e do centro histórico. Reequipamos a guarda municipal, que faz um trabalho muito próximo às polícias militar e civil, visando a segurança e temos avançado em várias áreas. É uma cidade já estruturada e cada vez mais atrativa, e isso requer permanente atenção com os moradores e turistas”, enumerou Guimarães.
Confira as 20 melhores cidades, segundo o levantamento
1°) Santos (SP)
2º) Belo Horizonte (MG)
3º) Jundiaí (SP)
4º) Blumenau (SC)
5º) Campinas (SP)
6º) Mogi das Cruzes
7º) São Bernardo do Campo (SP)
8º) Curitiba (PR)
9º) Santo André (SP)
10º) Mauá (SP)
11º) Florianópolis (SC)
12º) Bauru (SP)
13º) Uberlândia (MG)
14º) Rio de Janeiro (RJ)
15º) Porto Alegre (RS)
16º) Goiânia (GO)
17º) São Paulo (SP)
18º) Diadema (SP)
19º) Vitória (ES)
20º) Brasília (DF)