Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Luiz Henrique Souza, gerente geral do Condotel Mercure Macaé, que compartilhou os investimentos e estratégias que posicionaram o hotel como o mais estruturado da cidade. A entrevista revela os bastidores de um trabalho focado em renovação, eficiência e excelência no atendimento, que tem redefinido o padrão da hotelaria local.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Desde sua chegada ao empreendimento, há dois anos, Luiz teve como missão aprimorar os serviços e recuperar a infraestrutura do prédio, ainda impactado pela pandemia. “Havia necessidade de aprimorar os serviços. Também queria evoluir a estrutura e a manutenção do empreendimento”, afirma. Com uma transição de liderança tranquila, ele iniciou uma série de melhorias já no primeiro ano de gestão, priorizando o enxoval, a mobília, a atualização dos sistemas de segurança e de incêndio. “Não chegou a ser um retrofit, mas foi uma atualização importante para melhorar a percepção do hóspede”, destaca.
O Mercure Macaé conta com 165 apartamentos no hotel e 108 no residencial, totalizando 274 unidades. A estrutura é robusta: cinco salas de eventos, uma academia em reforma, uma piscina com mais de 300 mil litros de água e um moderno sistema de ar-condicionado central, que demandou mais de R$ 1 milhão em investimentos — sem contar os R$ 200 a 300 mil aplicados em trocas e ajustes externos.


Posição privilegiada Mercure Macaé
“Estamos no ponto mais alto de Macaé, todas as unidades têm vista para o mar”, afirma Luiz, sobre a posição privilegiada do hotel. Os quartos, segundo ele, são os maiores da cidade, complementados por um estacionamento com mais de 100 vagas e a maior estrutura de eventos local, ficando atrás apenas do parque de exposições da prefeitura.
O espaço de eventos é um dos grandes trunfos do Mercure Macaé. Um salão principal com capacidade para mais de 500 pessoas e outras quatro salas que acomodam de 20 a 70 convidados fazem do hotel o endereço oficial dos grandes encontros corporativos da cidade. “Nossa suíte nupcial, por exemplo, tem 80 m², e a piscina mede 26 metros por 9 metros”, pontua.
Expectativas do segundo semestre
Com a chegada do verão, a expectativa para o segundo semestre é extremamente positiva. “Já temos média de 60% de ocupação garantida até janeiro”, revela Luiz. Todos os finais de semana até dezembro estão reservados para eventos corporativos, e há poucas datas livres mesmo durante os dias úteis. “O que ainda não temos muito são eventos sociais, porque nossa estrutura é mais voltada para o corporativo”, explica.
Confira mais imagens do hotel
Pefil
Luiz Henrique iniciou sua carreira aos 18 anos, no Marriott Copacabana. De lá, passou pelo Miramar, Pestana Atlântica e por unidades da Rede Arena — Leme, Ipanema e Copacabana — exercendo funções de gerente operacional e geral. Em 2022, assumiu o comando do Furnas Park Resort, em Formiga, Minas Gerais, após sua saída da Arena. No ano seguinte, ingressou na Rede Accor, com passagem inicial pelo Ibis antes de assumir o desafio em Macaé. “Foi, sim, um grande desafio”, afirma sobre a mudança de cidade. Antes, já havia vivido uma transição importante ao mudar com a família do Rio de Janeiro para Minas. “Depois, ao vir para Macaé, foi outra mudança importante”, conclui Luiz, cuja residência e familiares continuam na Gamboa, no Rio.
SERVIÇO:
MERCURE MACAÉ – SITE
Dolores de Carvalho Vasconcelos, 110
27934600 Macae
Brasil
GPS:-22.4018, -41.7948