Municípios participam de Oficina do Mapa do Turismo que orienta gestores sobre documentação e importância do turismo na economia local
O Ministério do Turismo participou, nesta terça-feira (11), do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal.
O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reuniu gestores municipais de todo o Brasil para apresentar estratégias e oportunidades na área do turismo. Um dos destaques foi a oficina sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta essencial para a regionalização e o desenvolvimento sustentável do setor.
Estratégia de regionalização do turismo
De acordo com comunicado enviado ao DIÁRIO DO TURISMO pelo Ministério do Turismo, a oficina teve como foco orientar prefeitos e prefeitas sobre a documentação necessária para integrar seus municípios ao Mapa do Turismo. Além disso, o encontro abordou o impacto econômico e social do setor, reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento local.
“A regionalização do turismo é uma estratégia eficiente, pois fortalece municípios que possuem tanto oferta turística principal quanto aqueles que atuam como destinos de apoio e de oferta complementar. Isso promove um desenvolvimento integrado e sustentável”, destacou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur.
Novas metodologias para o turismo nacional
No comunicado o Ministério do Turismo informa que trabalha na atualização da metodologia do Mapa do Turismo, alinhando-se à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027. A nova estruturação deve ser lançada em 2025, com diretrizes aprimoradas para ampliar a eficiência do programa.
Prefeitos destacam importância da iniciativa
Os gestores municipais presentes destacaram o impacto positivo da oficina. A prefeita de Monte Santo (BA), Silvana Matos, ressaltou a relevância da capacitação para a retomada do turismo religioso no município. “Monte Santo, com quase 200 anos de história e uma das maiores romarias do país, sofreu uma estagnação nos últimos 10 anos. Como gestora, meu compromisso é fortalecer o turismo religioso, gerando emprego e renda”, afirmou.
Já o secretário municipal de Turismo de Águas Lindas (GO), Wilson Carvalho, elogiou a iniciativa e reforçou a necessidade de estruturação local. “Por meio dessa oficina, entendemos a importância do Mapa do Turismo. Estamos trabalhando na criação do nosso conselho municipal de turismo para buscar recursos do governo federal”, pontuou.
O que é o Mapa do Turismo?
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios com vocação turística comprovada, direcionando recursos e ações estratégicas para o setor. Para integrar o programa, as cidades precisam atender a requisitos como:
- Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
- Contar com uma Lei Orçamentária específica para o setor;
- Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;
- Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
- Assinar um termo de compromisso;
- Preencher a aba de atividades turísticas no sistema oficial;
- Os municípios interessados devem realizar o cadastro por meio do sistema eletrônico do Ministério do Turismo.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
O evento segue até o dia 13 de fevereiro, com a participação de aproximadamente 22 mil gestores municipais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio de entidades como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Ao longo dos três dias de programação, estão previstas mais de 170 atividades simultâneas, incluindo suporte técnico, palestras, estandes de atendimento e capacitações sobre ferramentas de gestão pública.
Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico disponível no site: www.sistema.mapa.turismo.gov.