Luana Bastos e Marden Couto, jornalistas do Turismo de Minas, optam por vida “on the road”

Continua depois da publicidade

Mais que aventureiros ou blogueiros, Luana e Marden optaram por um estilo de vida moderno, versátil

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Luana Bastos é jornalista e Marden Couto, fotógrafo, ambos mineiros. Luana é de Cana Verde, sul de Minas e Marden é de Sete Lagoas. Ambos adoram botar o pé na estrada e atualmente estão viajando. Diferente de 99% dos profissionais que retornam para casa depois de uma viagem, Luana e Marden optaram fazer de sua “casa” a própria viagem. “O principal aprendizado neste período todo de viagem, foi desapegar das coisas materiais. Percebemos que quase tudo que tínhamos não fazia falta. Então paramos de comprar, por não termos necessidade e por não termos onde guardar”, afirma Luana ao DIÁRIO. Sim, esses profissionais optaram pela liberdade e flexibilidade do movimento, do estar em trânsito. Especializados em turismo, têm 15 anos de atuação no mercado com produção editorial de primeira e são responsáveis pela página Turismo de Minas. Já produziram mais de 100 edições do jornal, mais de 60 cadernos de turismo do jornal Estado de Minas, duas edições do guia turístico, e em 2016 fizeram uma expedição por Minas Gerais passando por 40 cidades, durante 55 dias de viagem. O DIÁRIO entrevistou-os, acompanhe:

DIÁRIO – Mais que aventureiros ou blogueiros, vocês optaram por um estilo de vida moderno, versátil e porque não dizer por uma maneira de ver a vida sob outra ótica, bem ao estilo on the road (pé na estrada), morando em hotéis desde 2016. Podem nos contar sobre essa experiência?

Veja também as mais lidas do DT

Estamos juntos há 12 anos e há 5 anos começamos a trabalhar em conjunto. Em 2016, entregamos o apartamento que tínhamos alugado e doamos e vendemos quase tudo que tínhamos para fazermos um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda.

Foi então que o Jornal Estado de Minas nos convidou para iniciar uma parceria no caderno de turismo semanal. Aceitamos o desafio e adiamos o intercâmbio. Para não termos que recomprar tudo, a gente avaliou e decidiu morar em hotéis de BH, como experiência para conhecer os locais e regiões da cidade.

DIÁRIO – Como vocês dividem as pautas? quem escreve e quem fotografa? Os dois fazem tudo? como é o dia a dia de vocês?

A gente faz tudo: pautamos, escrevemos, editamos, revisamos, fotografamos, fazemos vídeos, cuidamos do marketing digital e da gestão da empresa (uma agência de comunicação). Sendo que cada um tem uma especialidade, a Luana cuida dos textos, do marketing e edita vídeos e eu fotografo, filmo e gerencio.

Normalmente, trabalhamos de forma remota, de onde estamos, seja de BH ou em qualquer outro lugar. Produzimos conteúdo para o blog Turismo de Minas, para o caderno de turismo do Estado de Minas e para alguns clientes (mídia ou empresa).

DIÁRIO – e complementando a pergunta anterior… como conciliar vida profissional de vida pessoal?

Passamos praticamente 24 horas juntos e nos damos muito bem – temos muitas afinidades. Às vezes ficamos confinados dentro de um quarto de hotel o tempo todo, não é fácil, mas nos acostumamos e foi a opção de vida que fizemos neste momento.

Marden e Luana na Expedição de Turismo de Minas (Crédito: divulgação)
Marden e Luana na Expedição de Turismo de Minas (Crédito: divulgação)

DIÁRIO – Vocês também produziram um guia de Minas Gerais rodando o estado de Milton Nascimento e JK de ponta a ponta. Qual foram as lições que tiveram dessa experiência?

Para produzirmos o conteúdo do Guia de Viagem de Minas Gerais fizemos uma expedição, viajando por 40 cidades mineiras durante dois meses ininterruptos. Tivemos a oportunidade de conhecer e registrar lugares e pessoas especiais por onde passamos – uma experiência incrível! Mas o principal aprendizado neste período todo de viagem, foi desapegar das coisas materiais. Percebemos que quase tudo que tínhamos não fazia falta. Então paramos de comprar, por não termos necessidade e por não termos onde guardar. Viajamos com uma mala de mão e uma mochila para cada um. E até hoje vivemos só com isso. Cada um carrega cerca de 20 peças na mala (roupas e calçados). Levamos cada um seu notebook, celular e câmera fotográfica com os acessórios. O restante das coisas que precisamos está tudo online.

DIÁRIO – Luana, qual sua cidade natal? Quais as influências que você teve para trabalhar nessa área de turismo e viagens?

Nasci em Cana Verde, no Sul de Minas, a 200 km de BH. Desde criança sempre lia livros e assistia filmes e me imagina nos lugares. Fiz jornalismo com o objetivo de viajar pelo mundo. Meu primeiro estágio, em 2006, foi na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, depois tive uma empresa de assessoria de imprensa (Primeiro Plano Comunicação) especializada em turismo. E em 2014, vendi a empresa e comecei a trabalhar no Turismo de Minas, com o Marden.

DIÁRIO – Marden, qual sua cidade natal? Quais as influências que você teve para trabalhar nessa área de turismo e viagens?

Nasci em Sete Lagoas, mas desde sempre morei em Belo Horizonte. Comecei a trabalhar no turismo em 2003, quando passei no concurso público na Belotur – Empresa de Turismo de Belo Horizonte, onde atuei por 10 anos em diversas áreas. Em 2005 criei o Jornal Turismo de Minas para divulgar os destinos de Minas Gerais, que na época eram poucos promovidos, e noticiar o setor. Hoje somos referência na promoção e divulgação de Minas Gerais.

Marden e Luana passam praticamente 24 horas juntos e se dão muito bem, graças à afinidade (Crédito: arquivo pessoal)
Marden e Luana passam praticamente 24 horas juntos e se dão muito bem, graças à afinidade (Crédito: arquivo pessoal)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade