A Alemanha tem recebido cada vez mais brasileiros que viajam a lazer. Entre janeiro e abril deste ano, o destino já acumula 11% de crescimento no número de pernoites de turistas do Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. Margaret Grantham, diretora da representação de Marketing da Alemanha no Brasil há dois anos, fala, em entrevista ao DIÁRIO, os dados sobre brasileiros na Alemanha, destinos, divulgação, entre outros assuntos. Confira:
DIÁRIO – Desde quando você assumiu a diretoria da DZT, ocorreu crescimento na ida de brasileiros para a Alemanha? Quais são os números oficiais de brasileiros na Alemanha no 1º semestre de 2015 e em comparação ao mesmo período de 2014?
MARGARET GRANTHAM – Sim, o turismo de brasileiros para Alemanha vem crescendo continuamente. Em 2013 tivemos um crescimento de 5,5% no número de pernoites de brasileiros na Alemanha, o que em números absolutos significa 732.946 pernoites. Já em 2014 fechamos o ano com um crescimento de 6,3% em relação a 2013, o que em números absolutos significa 779.122 pernoites de brasileiros na Alemanha. De janeiro até abril de 2015 o crescimento acumulado em relação ao mesmo período de 2014 está em 11%.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Quais são os destinos mais procurados pelos brasileiros na Alemanha? E por quê?
MARGARET GRANTHAM – As grandes cidades ainda são os destinos mais procurados pelos brasileiros na Alemanha, porém, cada vez mais, os brasileiros estão descobrindo que a Alemanha tem muito mais a oferecer e tem destinos e atrações para todos os gostos e faixas etárias. Hoje as cidades mais visitadas são Berlim, a capital, seguido de Munique e Frankfurt. No ano passado Hamburgo teve um crescimento de cerca de 50% e ultrapassou Colonia, ficando assim em quarta posição entre as cidades mais visitadas. Outra cidade que vem despertando o interesse dos brasileiros é Dresden, principalmente em um programa combinado com Berlim.
Outras regiões como a Floresta Negra, Rota Romantica, Rota dos Contos de Fada e a região do Reno, também vêm sendo descobertas pelos brasileiros. A Alemanha além de uma diversidade incrível oferece um excelente serviço a ótimos preços, ou seja, a relação custo-benefício é muito boa e os brasileiros já descobriram isso.
DIÁRIO – Existem campanhas de incentivo para levar mais brasileiros para o país?
MARGARET GRANTHAM – Sim, esse é o nosso trabalho, incentivar os brasileiros a visitarem o pais e cada vez mais descobrir novas regiões na Alemanha. Trabalhamos principalmente com os operadores de viagem de forma a apoia-los na comercialização de novos produtos e destinos. Trabalhamos também com as OTAs em parceria com as companhias aéreas para sempre oferecer as melhores tarifas para o destino e recentemente participamos da campanha organizada pela BRAZTOA, “Tourism Week”, voltada para o consumidor final e que tem o objetivo de impulsionar as vendas para o destino através de promoções especiais.
DIÁRIO – Tem como mensurar a quantidade de brasileiros que viajam a trabalho e a lazer para a Alemanha?
MARGARET GRANTHAM – Hoje, diferentemente de anos atrás, o percentual de brasileiros que viaja a lazer é de 71%, ou seja, maior que o percentual dos brasileiros que viaja a negócios, que é de 23%.
DIÁRIO – Quais são os meios de transporte mais indicados para se locomover no país?
MARGARET GRANTHAM – O trem é sem dúvida uma experiência, já que não temos esse meio de transporte tão difundido no Brasil, e por isso altamente recomendável. No entanto, se a pessoa quer mais flexibilidade indicamos alugar um carro e assim ter também a experiência de dirigir em uma “Autobahn”, ou auto estrada alemã.
DIÁRIO – Como tem sido a participação da Alemanha como destino turístico em feiras?
MARGARET GRANTHAM – A Alemanha tem apostado em outras formas de divulgação, como treinamentos focados para agentes de viagem e campanhas direcionadas para público final e por essa razão tem diminuído sua participação em feiras.
DIÁRIO – Quais são os principais eventos a serem realizados na Alemanha no segundo semestre de 2015?
MARGARET GRANTHAM – No segundo semestre nosso foco é o Workshop Destino Alemanha, que tem como objetivo apresentar ao trade as novidades em produtos e destinos na Alemanha, possibilitando também aos agentes e operadores o contato direto com nossos parceiros alemães. Esse ano destacamos a presença das cidades de Frankfurt, Munique e Berlin, bem como do estado de Baden Wurttemberg e da cidade de Baden Baden e Rudesheim. Também estarão presentes as redes hoteleiras Maritim e Leonardo Hotels, além do Grandhotel Hessicher Hof em Frankfurt que atua no segmento de luxo. Na parte de transportes estamos com a Deutsche Bahn companhia de trens alemã e com a Europcar, além da empresa de cruzeiros no rio Reno, a KD.
Como compras também se te tornado um tema muito importante na Alemanha, a rede de outlets McArthurGlenn se junta a nos, assim como as operadoras MGM e, em Porto Alegre, a Uneworld.