Tapetes, artesanatos, sandálias de couro e caftãs coloridos. Um cenário de cor de terracota, clima quente, poeira no ar e cheiros de especiarias e temperos diferentes. Tudo isso e um ar de excentricidade tornam a viagem à Marrakech , no Marrocos, uma experiência única.

Marrakech é vibrante, uma das mais importantes e visitadas cidades de seu país. Reúne Medinas históricas, mercados super interessantes para conhecer produtos locais e a forma peculiar de negociação dos marroquinos, e aquelas já tão famosas apresentações com serpentes e macacos – como facilmente se encontra na praça Jeema All Fna.
A cidade respira história, cultura, comércio e também surpreende quando o assunto é luxo e hospitalidade. Por lá está um dos hotéis considerados entre os melhores do mundo.
Referência em hospitalidade e colecionador de vários prêmios internacionais, o icônico hotel La Mamounia foi eleito o número 1 do norte da África e o 11o Melhor Hotel do Mundo, no prestigiado Reader’s Choice Awards 2024 da Condé Nast Traveler para os leitores das edições britânica e norte-americana. O La Mamounia também recebeu recentemente, o título de 31oMelhor Hotel do Mundo pelo The World’s 50 Best Hotels.

Único hotel marroquino a integrar o Top50 da Conde Nast Traveller, o La Mamounia encanta visitantes há mais de um século. A história do La Mamounia começou em seus jardins no século XVIII, quando o príncipe Al-Mamoun herdou uma propriedade de 13 hectares de seu pai. Ele a transformou em um local renomado pelas magníficas recepções ao ar livre da grande tradição marroquina. Dois séculos depois, o hotel La Mamounia nasceu e se tornou um palácio lendário, o único no mundo a ter um nome feminino.
Logo ao entrar na área do hotel o visitante é impactado por sua imponência e arquitetura, e a presença dos simpáticos funcionários (door men) do prédio principal que vestem um belíssimo típico uniforme. Adentrando o prédio uma das primeiras visões é uma escultura no hall de entrada que simboliza dois colares e faz alusão ao adorno berbere em forma ampliada. Foi inaugurada em 2023, por ocasião do centenário do hotel.

Hospedagem em Marrakesh
O hotel possui 210 unidades entre quartos, suítes e riads, e todas têm uma decoração única, em estilo Art déco e árabe andaluz. Algumas unidades contam com varandas com vistas para o jardim ou para a piscina. Devido à proximidade com a praça Jeena el Fna é possível ouvir de lá alguns sinos e orações que acontecem na Koutubia, medina criada no século XII.
O artesanato marroquino é destaque nos ambientes internos do hotel: são espaços com trabalhos em madeira, janelas mashrabiya e azulejos zellige. Outros ambientes que chamam a atenção no hotel são as alcovas, o salão da fama e o spa.

Carinhosamente chamadas de “As alcovas”, os espaços privativos são usados para o check-in, e convidam os viajantes a se reunirem nos oásis marroquinos para relaxar e degustar uma bebida regional como welcome drink e tâmaras para petiscar. Cada alcova conta uma história única por meio de um tema específico ilustrado por objetos, esculturas e fotografias históricas. O salão da fama é um amplo espaço que contém fotos de personalidades que frequentaram o La Mamounia ao longo de sua história.

Já o spa é, de fato, um capítulo a parte na experiência de hospedagem no La Mamounia e ocupa uma área de 2500m2. O espaço inclui hammans, salas de tratamentos e massagens, piscina aquecida e jacuzzi. Algumas experiências do menu do spa incluem esfoliação e massagem com óleo de argan – muito popular em Marrocos.
Gastronomia
O La Mamounia é ponto de visitação em Marrakesh para turistas de todo mundo. Diariamente visitantes vão conhecer as diversas galerias do hotel, seus jardins , a casa de chá Pierre Hermé, e passeiam pela propriedade ( algumas áreas são de acesso privativo sos hóspedes).

A gastronomia é um ponto forte da experiência imperdível por ali, com opções para gostos variados e muito exigentes. O La Mamounia conta com quatro bares, cinco restaurantes e duas casas de chá.
Uma boa parte da confeitaria do hotel – desde o café da manhã e todos os itens das casas de chá – são de Pierre Hermé, que dispensa apresentações. Já Jean-Georges Vongerichten assina os cardápios de dois restaurantes do hotel: o L’Asiatique e a trattoria L’Italien. Já o restaurante Le Marocain é uma verdadeira imersão na cultura e na culinária marroquina. Com música ao vivo e unicamente iguarias locais- como a sopa harira e chbakias , a casa oferece três tipos de menu degustação. Em todos os restaurantes e bares do La Mamounia é possível encontrar uma impressionante carta de drinks e vinhos.

O hotel possui ainda uma enoteca em seu subsolo, próximo à entrada do restaurante italiano, onde reúne mais de 2.000 safras raras. A seleção da enoteca contém alguns vinhos disponíveis somente no hotel, e em nenhum outro lugar da África. Muito exclusivo. A coleção de rótulos do mundo só é conhecida por quem frequenta os jantares harmonizados privativos e eventos especiais da adega.
La Mamounia – Avenue Bad Jdid 40040 Marrakech -Medina. Marrocos.