O Mato Grosso do Sul lançou um planejamento turístico inédito em parceria com a Fundação Estadual de Turismo (Fundtur) e o Sebrae. A ação também contou com a participação expressiva das lideranças que compõem o Conselho Estadual de Turismo.
Com isso, o estado se tornou o brasileiro a elaborar um plano desse tipo utilizando a metodologia e o sistema MAPTUR – Mapa Estratégico para Gestão do Turismo, desenvolvido pela consultoria Lab Turismo.
O lançamento do planejamento ocorreu no último dia 17 de novembro durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo, em Campo Grande (MS).
Veja também as mais lidas do DT
A ocasião contou com a presença das principais lideranças estaduais e de representantes das diversas regiões, que participaram ativamente do processo de planejamento. Como, por exemplo, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Sebrae, Senac, Abav, entidades empresariais, universidades estaduais e outras instituições de ensino.
Na oportunidade, o diretor executivo da Lab Turismo, Richard Alves, apresentou o processo de construção e o resultado final do plano inovador, onde constam a Visão de Futuro, Objetivos Estratégicos e Ações, com Responsáveis, Metas e Prazos.
“Ao todo serão 22 ações a serem implementadas pelas diversas instituições, no período de 2023 a 2027, distribuídas nos eixos de Melhoria da Oferta Turística; Promoção e Comercialização; e Fortalecimento da Governança”, explica Richard.
Trabalho colaborativo
O presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, parabenizou os conselheiros estaduais. Segundo ele, o resultado é fruto do trabalho participativo. Além disso, agradeceu ao Sebrae por “disponibilizar a melhor consultoria de turismo do país para conduzir o processo de planejamento”.
Marcelo Mesquita, o presidente do Conselho Estadual e dirigente da ABIH, também elogiou o trabalho da Lab Turismo, destacando o fato de o planejamento contar com um sistema moderno e informatizado de gestão, ampliando a experiência digital.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências