Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia: “Somos o estado que mais cresce no turismo”

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Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo da Bahia, analisa o setor após números do IBGE apontarem um crescimento de 19,3% de turistas na Bahia em julho de 2024,comparados ao mesmo período do ano passado

Por Zaqueu Rodrigues (Colaboração especial para o DIÁRIO)

O secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, está otimista com o desempenho do turismo no destino. “A Bahia é o estado que mais cresce no turismo do Brasil”, comemora ele.

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De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o turismo da Bahia cresceu 19,3% em julho de 2024 em comparação com julho do ano anterior. No mesmo período, o turismo brasileiro cresceu 3,9%.

Bacelar aponta que a combinação de patrimônios naturais, históricos e culturais da Bahia fundamenta a expansão. “O turismo da Bahia é diverso em experiências, serviços e produtos. Trabalhamos mais de 50 segmentos turísticos para atender a todos os perfis de viajantes”.

O secretário destaca que a Bahia é a principal porta de entrada de turistas internacionais ao Nordeste do Brasil. “45% dos turistas internacionais que vêm ao nordeste entram pela Bahia. Isso mostra a força que a Bahia tem na conectividade aérea internacional e atrativos”.

Capoeira de Rua Terreiro de Jesus (Foto: Rita Barreto)
Capoeira de Rua Terreiro de Jesus (Foto: Rita Barreto)

Nesta entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO, Maurício Bacelar analisa o turismo brasileiro, aponta as prioridades da sua gestão e as obras para impulsionar o mercado de turismo na Bahia, como a construção do Hub Turístico Rodoviário da Chapada Diamantina.

Em meio ao novo cenário pós-pandemia, quais as prioridades na gestão do turismo no estado?

Maurício Bacelar: O Governo da Bahia se preparou para esse novo momento do turismo com a elaboração da estratégia turística nomeada Bahia 4.0, que é baseada em dois pilares: o da sustentabilidade e da inovação.

As diretrizes contidas no plano Bahia 4.0 impulsionam o desenvolvimento do turismo em 4 eixos: Biossegurança sanitária, Capacitação e qualificação de mão de obra, Infraestrutura e Promoção do destino.

Neste novo momento do turismo, intensificamos o trabalho de qualificação e capacitação de mão de obra. Preparamos os profissionais da atividade turística para receber bem.

Também oferecemos qualificação aos trabalhadores que sonham entrar no mercado de turismo. Assim, iniciam devidamente preparados para proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

O turismo da Bahia, como mostra o Ministério do Trabalho, já empregou mais de 32 mil baianos com carteira assinada nos primeiros cinco meses deste ano. Recuperamos os 19 mil postos perdidos em 2020 e contamos com mais 13 mil baianos que entraram no mercado formal do turismo.

No primeiro semestre de 2023 a Bahia recebeu em torno de 4 milhões de turistas, sendo 90% brasileiros e 10% estrangeiros. A nossa expectativa para este primeiro semestre de 2024 é bater o recorde do ano passado, como batemos de cruzeiros marítimos.

Na temporada 2022/2023, recebemos 400 mil cruzeiristas aqui na Bahia. Na temporada 2023/2024, recebemos 440 mil cruzeiristas, que injetaram na economia da Bahia mais de 50 milhões de dólares.

As atracações acontecem em Ilhéus e Salvador.

Como a infraestrutura da Bahia está sendo trabalhada para o desenvolvimento do turismo?

Maurício Bacelar: Em 2023 concluímos obras de infraestrutura que somaram US$ 70 milhões de dólares. São obras estruturantes na Baía de Todos os Santos, a maior baía navegável do mundo – sem falar nas suas belezas naturais.

Arraial d'Ajuda (Foto: Tatiana Azeviche)
Arraial d’Ajuda (Foto: Tatiana Azeviche)

Foram 11 obras estruturantes náuticas, como uma obra de importância cultural muito grande, que é o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, no primeiro engenho de cana-de-açúcar implantado no país, às margens da Baía de Todos os Santos.

Nos preocupamos com as ações ambientais e sociais. Desenvolvemos ações de proteção ambiental na Baía de Todos os Santos. Em seus 293 km² de extensão, ela reúne 18 municípios em seu entorno. 11 deles não têm local adequado para depósito de resíduos sólidos.

Fizemos estudos em todos os municípios e elaboramos um projeto de depósito adequado de resíduos sólidos para cada um deles. Entregamos o projeto pronto às 11 prefeituras para que sejam implementados.

Acabamos de requalificar as pistas do Aeroporto de Porto Seguro, o que proporcionou um incremento de voos internacionais com destino a Porto Seguro oriundos da Argentina, país vizinho que é o principal emissor de turistas internacionais ao Brasil.

Entregamos a requalificação do terminal de passageiros do Aeroporto de Ilhéus, em um destino que é cenário das principais obras do escritor Jorge Amado, traduzidas em mais de 70 línguas pelo mundo – e que tem uma diversificação da oferta na produção de chocolate associada ao turismo.

Na Chapada Diamantina, em uma Zona Turística grande e extensa, estamos construindo um terminal rodoviário e turístico para transformar a região em um grande Hub Turístico Rodoviário da Chapada Diamantina. A projeção é inaugurar em 2025.

Quais são as prioridades no trabalho de promoção do destino?

Maurício Bacelar: Logo após a pandemia, quando as pessoas viajavam mais por meio rodoviário, iniciamos um trabalho de promoção do destino Bahia em âmbito regional. Intensificamos as nossas ações dentro do estado e em estados localizados a um raio de 500 km da Bahia.

Lavagem do Bonfim (Foto: Rosilda Cruz) Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia: "Somos o estado que mais cresce no turismo"
Lavagem do Bonfim (Foto: Rosilda Cruz)

Com o restabelecimento da malha aérea, incrementamos a promoção em âmbito nacional e depois internacional. Fomos aos principais mercados emissores de turistas para a Bahia fazer a promoção do destino por meio de roadshow, capacitação de agentes de viagens.

Hoje estamos conectados a 3 capitais na Europa e 3 capitais na América Latina. O trabalho inclui participação nas grandes feiras internacionais, roadshow, capacitação e realização de press trip e famtour aqui na Bahia com agentes de viagens, influencers e jornalistas nacionais e internacionais.

Na Europa, temos voos diários para Lisboa, em Portugal; 3 voos semanais para Madri, na Espanha; e 3 voos semanais para Paris, na França. Na América Latina temos voos diários de Buenos Aires para Salvador e 3 voos semanais de Buenos Aires para Porto Seguro. Temos 3 ligações semanais de Santiago, no Chile, a Salvador; e 3 ligações de Montevidéu, no Uruguai, a Salvador.

Para aumentar o fluxo turístico da Bahia, a promoção se conecta a um amplo trabalho de captação de voos para o nosso destino. Hoje a Bahia está ligada diretamente a todas as regiões do país em 35 maiores cidades do Brasil.

Isso nos dá a posição de liderança na entrada de turistas internacionais ao Nordeste do Brasil. 45% dos turistas internacionais que vêm ao nordeste entram pela Bahia. Isso mostra a força que a Bahia tem na conectividade aérea internacional e atrativos.

Dados do IBGE mostram que o turismo da Bahia está crescendo mais do que o dobro da média nacional. Em julho de 2024 o turismo brasileiro cresceu 3,9% em comparação com julho de 2023. Já o turismo da Bahia, nesse mesmo cenário comparativo, aumentou 19,2% em julho de 2024.

Um estado que tem o patrimônio arquitetônico colonial que a Bahia tem, o patrimônio natural, o patrimônio histórico e o patrimônio cultural não pode se acomodar com outra posição no turismo brasileiro que não seja a posição de liderança.

O turismo da Bahia é diverso em experiências, serviços e produtos a todos os perfis de turistas. Trabalhamos mais de 50 segmentos turísticos. Um deles é o turismo de avistamento de baleias. O litoral da Bahia reúne o maior número de baleias jubartes do país.

A expectativa é a gente ter mais de 32 mil baleias jubartes em nosso litoral durante a temporada 2024, que iniciou em julho e vai até novembro. A Bahia tem o maior berçário de baleias jubartes do mundo. É aqui que elas nascem. As jubartes têm dendê no sangue.

O nosso trabalho é pela diversificação de oferta, que também compreende a observação de aves. O Brasil tem 1.200 aves endêmicas, sendo 800 da Bahia. O maior patrimônio de aves do país está concentrado na Bahia.

Observação de Baleias em Porto Seguro (Foto: Cia do Mar / Secom)
Observação de Baleias em Porto Seguro (Foto: Cia do Mar / Secom)

O turismo encontra dificuldades para representar a diversidade da realidade brasileira. Como o turismo pode ser mais diverso?

Maurício Bacelar: Estamos trabalhando o Afroturismo com muita força por meio do projeto Agô Bahia, que apresenta o Roteiro Turístico das Comunidades de Terreiros. A iniciativa abre os Terreiros de Candomblé para visitação.

O turista é devidamente preparado para fazer as visitas, pois o Terreiro de Candomblé exige determinados procedimentos e vestimentas. A abertura dos Terreiros está proporcionando aos negros da Diáspora pelo mundo que possam vir à Bahia conhecer a origem religiosa e a tradição.

Como o senhor analisa a atuação do turismo como instrumento de transformação social?

Maurício Bacelar: O turismo é a atividade econômica que mais rápido responde aos estímulos. O turista internacional, por exemplo, chega à Bahia por uma grande companhia aérea internacional ou chega através de um navio de uma operadora de âmbito mundial.

Esse turista sai do aeroporto ou do porto e encontra um vendedor ambulante, da economia informal, e compra uma água mineral. Investir no turismo é investir na veia da economia. O turismo tem um viés social muito grande na geração de emprego e renda. Por ano a Bahia recebe 10 milhões de turistas.

Observação de Baleias em Abrolhos (Foto: Insituto Baleia Jubarte) Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia: "Somos o estado que mais cresce no turismo"
Observação de Baleias em Abrolhos (Foto: Insituto Baleia Jubarte)

As mudanças climáticas inauguraram uma nova realidade de catástrofes como as inundações no Rio Grande do Sul; seca na Amazônia; incêndios no Pantanal… Como o turismo pode contribuir?

Maurício Bacelar: O turismo tem papel primordial na sustentabilidade do planeta. É uma atividade desenvolvida para essa geração, mas também para gerações futuras.

Na Bahia, a produção de chocolate associada ao turismo acontece por meio de uma cultura agrícola totalmente sustentável, com cacau plantado à sombra da Mata Atlântica.

O turismo de observação de baleias e aves, por exemplo, mostra a importância desses seres no equilíbrio da vida na natureza para que sejam preservados. O turismo tem que ser preservacionista.

A participação do Lula na cúpula climática global COP27, no Egito, antes de tomar posse, foi um sinal ao mundo de que o Brasil iria voltar a cuidar do meio ambiente, a proteger os Povos Originários.

O presidente Lula, com a política externa que a sua gestão implementa, coloca o Brasil novamente nas prateleiras dos grandes operadores turísticos do mundo.

Quais as perspectivas para o turismo da Bahia nesse segundo semestre de 2024?

Maurício Bacelar: Estamos trabalhando para consolidar a liderança da Bahia no turismo nacional. Vamos intensificar as nossas ações de capacitação de mão de obra.

Queremos cada vez mais que os serviços turísticos da Bahia sejam referência. O nosso povo, por ser hospitaleiro e festivo, já atrai os turistas naturalmente, mas têm que estar devidamente capacitados para receber com excelência.

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